A vice-governadora Mailza recebeu, na tarde desta segunda-feira (30), no PalĂĄcio Rio Branco, a vereadora Progressista do Bujari, Eliane Rosita. Ela se solidarizou e reforçou apoio apĂłs ameaças e agressĂ”es sofridas do colega de parlamento, o vereador JosĂ© Gilvan (PCdoB) na sexta-feira, 27, em uma sessĂŁo extraordinĂĄria na CĂąmara do municĂpio. âEssa Ă© uma agressĂŁo a todas as mulheres acreanasâ, disse.
Mailza afirma que a postura do vereador mostra seu despreparo para representar homens e mulheres da sua comunidade.

Foto: ASCOM
âA tentativa de silenciar nossas vozes pelo fato de sermos mulheres, nĂŁo irĂĄ prevalecer. Chega dessa violĂȘncia sofrida por nĂłs. Quando uma Ă© agredida na polĂtica, a democracia se enfraquece. Temos o apoio do nosso governador Gladson Cameli e nĂŁo vamos recuar de continuar defendendo a autonomia e a representação polĂtica das mulheres nos parlamentos. Mulheres, estamos juntasâ, disse a vice-governadora.

Foto: ASCOM
No encontro, a vereadora pontuou as sucessivas agressĂ”es sofridas, requerimentos nĂŁo atendidos e projetos de lei de sua autoria tirados de votação. âA gente luta para se eleger e temos direitos tirados simplesmente por sermos mulheres. Mulheres fortes, que nĂŁo abaixam a cabeça para esses homens, sĂŁo ameaçasâ, destacou Eliane, que agradeceu todo o suporte e mensagens de apoio recebidos nesse momento.

Foto: ASCOM
A vice-governadora reforçou seu compromisso e destacou ser inadmissĂvel essas atitudes de intimidação nos espaços de trabalho.
Participaram do encontro a tambĂ©m vereadora do Bujari, Aparecida Rocha (PP); secretĂĄria-adjunta de PolĂticas para Mulheres da Secretaria de Estado de AssistĂȘncia Social e Direitos Humanos, delegada MĂĄrdhia El-Shawwa; subchefe do gabinete do governador, Silvania Pinheiro; secretĂĄria de Estado de Comunicação, Nayara Lessa; presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/AC), Giovana Castelo Branco e a diretora de PolĂticas Para Mulheres da Seamd, Francinete Barros.

Foto: ASCOM
Entenda o caso
A vereadora Eliane Abreu (PP), do Bujari, denunciou que foi alvo de ofensas e ameaças por parte do vereador Gilvan Souza (PCdoB), na Ășltima sexta-feira (27), na CĂąmara de Vereadores da cidade.
A parlamentar afirma que, durante a discussão de um projeto que retiraria o pagamento de gratificação a servidores municipais, ao qual ela era contråria, Gilvan Souza teria iniciado as ofensas. Os vereadores estão em recesso parlamentar, mas foram convocados para uma sessão extraordinåria que votaria o projeto encaminhado pela prefeitura.
Com o inĂcio das ofensas, a parlamentar tentou contra-argumentar e a discussĂŁo seguiu atĂ© o momento que Gilvan Souza partiu para agressĂŁo fĂsica. âEu tentei com argumentos tĂ©cnicos, mas nĂŁo adiantou, ele dava socos na mesa. Depois de muitos socos na mesa, palavras de baixo calĂŁo e intimidação, ele partiu pra agressĂŁo e disse: âeu vou te quebrarâ, relata a vereadora.
Avanços na investigação
Na manhĂŁ desta segunda-feira, 30, Eliane registrou boletim de ocorrĂȘncia na Delegacia de PolĂcia do Bujari e na Delegacia Especializada de Atendimento Ă Mulher (Deam), em Rio Branco. As denĂșncias estĂŁo sendo acompanhadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

