Carnaval seguro para mulheres: delegada divulga orientações para curtir a folia

A primeira noite de carnaval será no dia 9 e termina no dia 13, na Gameleira e na Praça da Revolução, em Rio Branco

O carnaval é uma festa popular repleta de diversão, alegria e curtição. No entanto, é a época onde mais ocorrem casos de assédio sexual. Para que as mulheres consigam aproveitar a folia de forma segura, a Polícia Civil do Acre, através da delegacia da mulher, compartilhou orientações de segurança.

Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Elenice Ferraz, Delegada de Polícia Civil e coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), compartilha 6 dicas de segurança para que as mulheres consigam aproveitar a festa com alegria e responsabilidade. Confira:

Dica 1:

Não fique só: curta a festa próximo aos agentes de segurança ou acompanhada de pessoas que você conheça. Ao sair para ir ao banheiro ou comprar algo, evite ir sozinha!

Dica 2:

Leve apenas o necessário: a fim de evitar roubo ou perda de seus bens, leve apenas o que for estritamente necessário.

Dica 3:

Atenção com a bebida: não aceite bebida ou alimento de estranhos e se por algum motivo você se descuidar do seu copo, jogue sua bebida fora. Além disso, evite beber em excesso.

Dica 4: 

Evite tumulto: ao perceber qualquer formação de tumulto, afaste-se imediatamente.

Dica 5: 

Cuidado com o transporte: prefira estar acompanhada ao pedir algum aplicativo de transporte. Se por acaso for sozinha, compartilhe seu destino com alguém de confiança.

Dica 6:

Conheça seus direitos: caso seja vítima de assédio, violência ou qualquer abuso, ligue imediatamente para o 190, acione a segurança do local e compareça a uma delegacia de polícia imediatamente para registrar uma ocorrência.

Veja o vídeo:

PUBLICIDADE