O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, concedeu entrevista coletiva neste sábado (4) no MetLife Stadium, palco do confronto decisivo deste domingo (5) contra a Noruega, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. Durante a conversa com os jornalistas, o comandante italiano realizou um balanço detalhado a respeito do crescimento técnico e tático apresentado pelo elenco ao longo da fase de grupos da competição.
Questionado pelo repórter Ivan Moré, enviado especial do portal Metrópoles, Ancelotti aceitou o desafio de estipular notas de zero a dez para classificar o rendimento do time em cada uma das partidas anteriores e indicar a projeção de alcance do grupo no torneio mundial.
“É um dado que pensamos depois do jogo. Foi uma nota 5 contra Marrocos, um 6,5 contra o Haiti, um 7 contra a Escócia e, porque estávamos felizes, um 7,5 contra o Japão”, enumerou o treinador, sinalizando uma linha de evolução constante na competição.
A partida eliminatória contra a seleção da Noruega está agendada para as 17h (horário de Brasília) deste domingo. O confronto de mata-mata ocorrerá na estrutura esportiva localizada na região metropolitana de Nova York, nos Estados Unidos.
A comissão técnica brasileira ressaltou que, apesar da melhora gradual nos índices estatísticos e de desempenho coletivo, o nível de exigência física e de concentração aumenta substancialmente a partir desta etapa da Copa do Mundo.
O regulamento da Fifa determina que o vencedor do duelo entre brasileiros e noruegueses garantirá a vaga nas quartas de final. A equipe classificada deverá aguardar o desfecho do enfrentamento entre Inglaterra e México, que correm paralelamente no mesmo quadrante da tabela, para conhecer seu próximo adversário na disputa pela taça.
