O analista polĂtico e jornalista Iuri Pitta, da CNN Brasil, destacou em uma reportagem divulgada nesta semana que o Acre Ă© um dos poucos Estados em que o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) estĂŁo em um impasse sobre o acordo para candidatura Ăşnica ao governo.
A situação Ă© a mesma no EspĂrito Santo, Rio Grande do Sul e SĂŁo Paulo. Em Pernambuco, as siglas celebraram uma uniĂŁo e chegaram a decisĂŁo de lançar apenas uma candidatura.
No Acre, o PT ainda não decidiu se o ex-governador Jorge Viana irá disputar a cadeira de chefe do executivo nestas eleições de 2022 ou se vai lutar pela única vaga no Senado Federal. O PSB, ao contrário, já sinalizou que Jenilson Leite é o seu pré-candidato.
“No Acre, o PSB quer o apoio dos petistas ao deputado estadual Dr. Jenilson”, escreveu Pitta.
Em entrevista concedida ao ContilNet ainda em janeiro, o presidente estadual do PT, Cesario Braga, disse que o interesse do partido é ter JV como candidato ao governo, mas nada está decidido até o momento.

