O Instituto Federal do Acre (Ifac) está realizando campanha para ajudar as vĂtimas das cheias que vem atingindo diversos municĂpios no estado. A ação visa arrecadar donativos para pessoas que tiveram de sair de suas casas devido Ă s alagações em Rio Branco, Cruzeiro do Sul Sena Madureira e Tarauacá.
Na capital acreana, o nĂvel das águas do Rio Acre ultrapassou os 15 metros e fez com que pelo menos 174 famĂlias saĂssem de suas casas. Em Sena Madureira, o transbordamento do Rio Iaco alcançou 17 metros nesta semana, deixando mais de 100 famĂlias desabrigadas. Em Cruzeiro do Sul, o nĂvel do Rio Juruá, que alcançou os 14,32 metros nesta semana, atinge mais de 8 mil famĂlias, com pelo menos 600 pessoas abrigadas em alojamentos organizados pela prefeitura. Em Tarauacá a situação tambĂ©m Ă© grave, com a cheia atingindo 70% da cidade.
Diante das dificuldades enfrentadas pela população por causa das cheias e agravadas pela situação da pandemia de Covid-19, servidores e estudantes do Ifac decidiram iniciar campanhas para arrecadar alimentos, produtos de higiene, roupas, entre outros itens para as vĂtimas das alagações, especialmente entre as famĂlias de alunos e servidores.


Fotos: Casa de servidor em Tarauacá / Servidores entregando donativos em Sena Madureira
Veja como ajudar!
Em Rio Branco, os servidores estĂŁo se mobilizando por meio do projeto de extensĂŁo “Alimento na mesa”, arrecadando alimentos, produtos de higiene, produtos de limpeza e roupas, com foco nas famĂlias de alunos afetados pela alagação. Quem tiver interesse em ajudar, pode entregar sua doação no protocolo do campus Rio Branco, no horário de 8h Ă s 12h e de 13h Ă s 17h. As doações tambĂ©m podem ser feitas por transferĂŞncia bancária para a coordenadora do projeto, a servidora Quelli Maria Nascimento, nos seguintes dados: Banco do Brasil – AgĂŞncia: 2359-0, Conta corrente nÂş 70161-0, ou pela chave PIX 96762861253.
Do campus Sena Madureira, atĂ© o momento 47 alunos encontram-se desabrigados pela cheia. Com foco nesses estudantes e suas famĂlias, os servidores estĂŁo se mobilizando para arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal, água, roupas, máscaras e álcool. Interessados em ajudar podem levar a doação atĂ© o campus do Ifac em Sena Madureira ou entrar em contato pelo nĂşmero (68)99977-5110 e algum servidor irá buscar a doação. TambĂ©m estĂŁo sendo aceitas doações por transferĂŞncia bancária em nome de Edeclan Damasceno Silva pela chave PIX 76369234249.

Em Cruzeiro do Sul, os estudantes do tĂ©cnico integrado no Ifac estĂŁo se organizando com a atlĂ©tica da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. A ação visa ajudar as famĂlias atingidas com a cheia do Rio Juruá na arrecadação de alimentos, kits de higiene e kits Covid. O ponto de coleta Ă© o Projeto Rondon que fica perto do 61Âş BatalhĂŁo de Infantaria de Selva (BIS). As doações serĂŁo recebidas no horário das 8h à s 16h. A estudante Wiliane Pinheiro está responsável pela iniciativa no campus.
O campus Tarauacá começou a abrigar famĂlias atingidas pela cheia do rio. Para apoiar essas pessoas, os servidores estĂŁo com campanha para ajudar com a compra de alimentos. Quem quiser ajudar, pode fazer uma transferĂŞncia para Marivan da Silva Davi, pela chave PIX 52790282234.
“Temos acompanhado o que vem acontecendo com as famĂlias atingidas pelas chuvas e cheias dos rios no Acre. Por isso, o Ifac tem se mobilizado para realizar ações que auxiliem a comunidade, como tambĂ©m nossos estudantes e servidores que foram vĂtimas da alagação. Exemplo disso, sĂŁo as arrecadações de doações nos municĂpios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, que serĂŁo repassadas aos atingidos pelas chuvas e cheias dos rios. Juntos, servidores e estudantes tĂŞm contribuĂdo para que esse sentimento de solidariedade se estenda a todos e possamos ajudar cada vez mais pessoas”, comentou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.
Outras ações para apoiar os alunos e suas famĂlias tambĂ©m serĂŁo realizadas no âmbito da Reitoria, conforme garantiu a gestora: “AlĂ©m das arrecadações, o Ifac tambĂ©m está trabalhando na elaboração de documentos que irĂŁo auxiliar os campi, no que se diz respeito ao calendário acadĂŞmico e ações relacionadas Ă assistĂŞncia estudantil.”

