Início / Versão completa
Destaque 2

Eleições no Acre: mulheres são minoria e representam 36,7% dos candidatos

Por Sávio Buriti, ContilNet 02/09/2026 15:00
Publicidade

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que as mulheres representam 36,69% dos candidatos considerados no Acre. Ao todo, são 387 candidaturas no recorte analisado, sendo 142 de mulheres e 245 de homens.

Publicidade

As candidaturas femininas estão distribuídas entre diferentes segmentos da disputa eleitoral, incluindo os cargos de governadora, senadora e deputadas federais e estaduais. Dessa forma, os números refletem a presença de mulheres em diferentes níveis da corrida eleitoral no estado.

LEIA TAMBÉM: MP Eleitoral pede impugnação de 974 candidaturas no país

Apesar da participação em diferentes disputas, as mulheres ainda são minoria no conjunto de candidaturas analisadas. Elas representam pouco mais de um terço do total, enquanto os homens correspondem a 63,31%.

Publicidade

A diferença entre os dois grupos é de 26,62 pontos percentuais. Os dados mostram que, embora as mulheres estejam presentes nas principais disputas eleitorais, a participação feminina ainda fica abaixo da masculina no total de candidaturas consideradas pelo TSE.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site