‘Game of thrones’ retorna com mortes e nudez, mas por enquanto sem Dorne

Por Marina, ContilNet 13/04/2015 às 14:23

got2Trono

got2A luta pelo Trono de Ferro não é nada trivial — e contar essa história tampouco. No primeiro episódio da quinta temporada de “Game of Thrones”, portanto, os showrunners David Benioff e D.B. Weiss se preocuparam em recapitular onde estavam os principais personagens e preparar o terreno para as batalhas que virão. Mas quem estava ansioso pelos planos de vingança após a morte do príncipe Oberyn Martell terá de esperar um pouco mais: ainda não foi nesse espisódio que apareceu o reino de Dorne.

Em meio a enorme espectativa ampliada pelo vazamento dos quatro primeiro episódios na internet, a série voltou ao ar na HBO neste domingo, às 22h. Para quem ainda não assistiu ao episódio, o texto abaixo contém spoilers.

As mortes do episódio ficam por conta de um dos guerreiros Imaculados de Daenerys, numa situação bem surpreendente, e um personagem importante na Muralha.

Emilia Clarke, a atriz que faz Daenerys e apareceu nua várias vezes nas primeiras temporadas, já disse que sua “contagem de mamilos expostos” diminuiu muito. E o perfil da nudez mudou mesmo. Nesse primeiro episódio foram mais homens pelados do que mulheres, entre eles Daario Naharis, o amante de Daenerys, e Olyvar, um novo amante Loras Tyrell.

O episódio começa com um flashback de Cersei ainda criança, encontrando com uma feiticeira que revela detalhes sobre o futuro de seu turbulento casamento e de seus três filhos. Logo depois, a história em Porto Real é retomada a partir do velório de Tywin Lannister, assassinado no final da quarta temporada pelo filho Tyrion, que fugia de uma condenação à morte. Os irmãos Cersei e Jaime Lannister conversam sobre a morte do pai, e o destino do irmão fugitivo.

Também durante o velório, Cersei reencontra o primo Lancel, convertido à religião dos Pardais. Esse novo movimento ganhará importância ao longo da temporada, com consequências graves especialmente para Cersei.

Numa mudança importante em relação aos livros, Tyrion chega à cidade de Pentos junto com Lord Varys, que lhe facilitou a fuga. A dinâmica entre os dois personagens, que estão entre os mais interessantes da série, será uma novidade mesmo para os que leram a obra original.

Também na estrada estão Petyr Baelish, o Mindinho, e Sansa Stark, com o primeiro prometendo levar a segunda para um lugar seguro, “tão distante que nem Cersei conseguirá alcançá-la”. Que lugar é esse, ainda não se sabe.

O trailer já indicava que Varys pretende aproximar Tyrion de Daenerys Targaryen, a herdeira exilada do trono, e o primeiro episódio adensa essa trama. A maior dificuldade aparentemente será fazer Tyrion superar o remorso pelo assassinato do pai e de sua amante, Shae.

Do outro lado do mundo Daenerys enfrenta o desafio de tentar administrar uma cidade medieval como se fosse uma democracia.

Em meio a instabilidade política causada pelo fim da escravidão imposta por ela nas cidades por onde passou, um grupo chamado “Filhos da Harpia” começa a matar seus comandados nas ruas de Meereen, enquanto os antigos mestres de Yunkai insistem para que ela permita o retorno dos combates entre homens nas arenas. Além disso, seus dragões continuam acorrentados, depois que um deles matou uma criança. Mas a prisão não parece tê-los tranquilizado nem um pouco.

No quartel-general da Patrulha da Noite, Jon Snow se vê forçado a negociar com Stannis Baratheon pela vida de Mance Rayder e o destino dos milhares de selvagens acampados no entorno da Muralha. Stannis quer absorvê-los em seu próprio exército, mas precisa da aprovação de seu líder, Mance, para garantir a lealdade.

E é na Muralha que acontece a primeira morte marcante da temporada, já no primeiro episódio. Após se recusar a se curvar diante de Stannis, Mance Rayder é queimado vivo pela feiticeira Melisandre — com uma rápida intervenção de Jon Snow para diminuir seu sofrimento.

Nos livros, onde as cenas são apenas descritas e dão margem a muitas interpretações, o personagem de Mance retorna e ainda cumpre um papel importantíssimo.

Na televisão, onde a cena é mostrada de forma clara e inequívoca, talvez esse tenha sido mesmo o fim do Rei-Para-Além-Da-Muralha, uma vez que os produtores já deixaram claro que vão mudar algumas histórias. A não ser que Melisandre tenha um segredo nas mangas.

Conteúdo Original / Fonte: Globo

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.