A Polícia Civil do Acre cumpriu, nesta segunda-feira (31), três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão durante uma investigação sobre um suposto esquema montado para facilitar a fuga de um preso ligado a uma facção criminosa.
Conhecida como “Conto do Vigário”, a operação é conduzida pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
A investigação teve início após a fuga de um custodiado, ocorrida em 16 de agosto de 2026. Segundo a Polícia Civil, o preso teria escapado durante uma suposta escolta para receber atendimento médico e era apontado como integrante de facção.
LEIA TAMBÉM: Facção tomava casas de moradores e alugava para financiar crimes, revela polícia

Investigação teve início após a fuga de um custodiado, ocorrida em 16 de agosto de 2026/Foto: Ascom/PCAC
As apurações indicam que várias pessoas podem ter agido de forma coordenada para viabilizar a fuga. O caso também envolve suspeitas de pagamento e recebimento de vantagens indevidas e possível participação de integrantes de organização criminosa.
Os investigados podem responder por facilitação de fuga de preso, corrupção ativa, corrupção passiva e integração de organização criminosa.
Com o cumprimento dos mandados, os investigadores buscam identificar o papel de cada envolvido e esclarecer como o esquema teria sido organizado.
