Restaurantes e bares do Acre terão que oferecer cardápio impresso aos clientes

Nova lei obriga estabelecimentos a disponibilizarem cardápio físico

Por Anne Nascimento, ContilNet 29/07/2026 às 08:50
Nova legislação determina que o cardápio impresso seja oferecido de forma complementar ao digital. — Foto: Reprodução

A partir de agora, os restaurantes e bares terão de disponibilizar o cardápio físico, caso tenham apenas a versão digital. A governadora Mailza Assis sancionou, na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei nº 4.824, que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares a disponibilizarem um cardápio físico aos clientes, sempre que houver solicitação.

A nova legislação determina que o cardápio impresso ou plastificado seja oferecido de forma complementar ao cardápio digital, sem qualquer custo adicional para o consumidor.

O documento físico deverá apresentar, de forma clara e legível, a identificação dos produtos ou serviços oferecidos, os respectivos preços e todas as demais informações exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

LEIA TAMBÉM: Mailza sanciona isenção do IPVA e regulamenta serviços lotéricos no Acre

A lei também proíbe que os estabelecimentos repassem aos clientes qualquer despesa relacionada à disponibilização do cardápio físico. O descumprimento da norma poderá resultar nas penalidades previstas na legislação consumerista.

A fiscalização ficará a cargo do Poder Executivo, conforme suas competências legais. A medida é resultado de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Adailton Cruz, aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) antes de ser sancionado pela governadora.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.