O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a inclusĂŁo na pauta da Primeira Turma do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sete aliados, que integram o chamado “nĂşcleo 1” da tentativa de golpe de Estado. A solicitação foi encaminhada ao presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, e a expectativa Ă© que o julgamento ocorra na primeira quinzena de setembro.
As defesas já entregaram as alegações finais, e Moraes, que Ă© o relator do caso, argumentou no despacho que o processo está pronto e a definição da data Ă© necessária para garantir a efetividade da ação judicial. Em conversa recente, o ministro negou que esteja apressando o andamento da ação penal, explicando que a investigação depende da PolĂcia Federal e da denĂşncia da Procuradoria-Geral da RepĂşblica (PGR).

O ministro Alexandre de Moraes Ă© relator do processo da trama golpista – (crĂ©dito: Fellipe Sampaio/STF)
Detalhes do caso e acusações
A denĂşncia aponta Bolsonaro como o lĂder da organização que tramou a ofensiva contra a democracia. Os demais rĂ©us sĂŁo os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo SĂ©rgio Nogueira e Anderson Torres, o deputado federal Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid.
Eles são acusados de crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF) e agĂŞncias de notĂcias
Redigido por Contilnet.


