A capital das mangueiras, Belém completa 400 anos

Belém do Pará completa 400 anos de história/Foto: Reprodução

Belém do Pará completa 400 anos de história/Foto: Reprodução

Edificada pelos portugueses para servir como proteção contra a invasão de franceses, ingleses e holandeses na Amazônia, Belém completa nesta terça-feira, 12 de janeiro, seus 400 anos de existência. A capital paraense tem o título de a “cidade das mangueiras” pela grande quantidade desta espécie plantada ao longo de suas ruas, para amenizar o intenso calor amazônico. Como comemoração, a prefeitura plantou, em 2015, 400 novas mudas de mangueira.

O nome é uma homenagem católica à cidade palestina onde nasceu Jesus Cristo, Belém. A cidade está localizada na Baía do Guajará, que é formada pelo encontro dos rios Guamá e Acará. Nestes quatro séculos, Belém encontrou nos rios da região a sua principal fonte de sobrevivência e desenvolvimento, facilitada ainda pela proximidade com o oceano Atlântico.

No centro antigo o visitante ainda pode encontrar edificações centenárias, dos tempos do Brasil Colônia. Belém ganhou notoriedade pela riqueza de sua culinária, aproveitando da diversidade de pratos oferecidos pela floresta e rios para enriquecer o paladar de seus moradores e turistas.

A capital do Pará também chama a atenção por uma das principais festas religiosas do País e do mundo, o Círio de Nazaré. Segundo seus organizadores, mais de dois milhões de fiéis saem da Catedral Central de Belém e seguem até a Praça Santuário de Nazaré, num trajeto de 3,6 quilômetros.

Belém ainda chama a atenção por um ritmo musical tipicamente paraense: o carimbó, que mescla tradições indígenas e negras da Amazônia brasileira. Com mais de 1,5 milhão de habitantes e sombreada por suas mangueiras, Belém chega aos seus 400 anos com o dever cumprido de proteger a então Amazônia portuguesa, expandindo o domínio luso no Novo Mundo e fazendo com que a Amazônia represente, hoje, 61% do território brasileiro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost