26 de abril de 2024

Fonoaudiologia é ofertada pela Uninorte; inscrições do vestibular estão abertas

dde49918-1f00-4bae-8c9d-027803b48de8

Vale ressaltar que o fonoaudiólogo pode atuar em onze áreas

A linguagem e a comunicação racional são os elementos que nos diferem dos outros animais. Comunicar-se bem é premissa básica para a vida e desenvolvimento social de qualquer indivíduo. A voz, por exemplo, é tão individual quanto à impressão digital. Ela tem relação direta com idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. Por isso, é preciso cuidar da voz durante todas as fases da vida. Portanto, a Fonoaudiologia é uma profissão extraordinária para a sociedade. Esta área da ciência objetiva estudar e pesquisar técnicas e métodos de prevenção e terapia fonoaudiológica, que são desenvolvidas na comunicação oral e escrita, voz, audição e psicomotricidade. Dessa forma, percebe-se que a Fonoaudiologia sempre foi e será uma ciência de relevância na saúde e relações humanas. E no Acre esta realidade não é diferente.

Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Uninorte, Lydhia Torres, graduada em Fonoaudiologia, Especialista em Saúde Pública e Docência do Ensino Superior, Mestra em Audiologia, o Acre possui grande carência profissional nesta área. “Atualmente contamos com um número bem reduzido de profissionais atuando no Estado. Temos em média 50 fonoaudiólogos cadastrados no CRF (Conselho Regional de Fonoaudiologia), porém número inferior a 30 atua. Isso gera grande demanda reprimida, tanto em instituições públicas quanto privadas”, afirma.

Vale ressaltar que o fonoaudiólogo pode atuar em onze áreas, todas reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. São elas: Audiologia (alterações auditivas), Linguagem (comunicação oral e escrita), Motricidade (expressão facial e articulação da fala), Saúde Coletiva (diagnóstico de grupos populacionais), Voz (identidade do indivíduo), Disfagia (alteração do ato de engolir alimentos ou saliva), Fonoaudiologia Educacional (processo de ensino e aprendizagem), Fonoaudiologia Neurofuncional (atua nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico), Fonoaudiologia do Trabalho (prevenção ocupacional) e Neuropsicologia (distúrbios que afetam a comunicação humana).

O fonoaudiólogo é um profissional de formação superior e graduação plena. E no Acre, a Uninorte é a primeira instituição de ensino a oferecer esta formação. Após a conclusão do curso, o profissional pode atuar nas diversas extensões que a fonoaudiologia abrange. Vale ressaltar que, no âmbito privado há muito que se explorar desta ciência, sem levar em conta à busca constante do poder público, que disponibiliza vagas para a área de Fonoaudiologia em diferentes concursos, sendo em sua maioria de cargos efetivos.

Para a coordenadora do curso, Lydhia Torres, a demanda no Acre, principalmente no interior do Estado não tem sido suprida exatamente por ausência de pessoas com formação na área. “Percebe-se que várias clínicas particulares querem e precisam oferecer os serviços de Fonoaudiologia, porém não temos profissionais disponíveis para atuar. E isso revela a necessidade de profissionais no Estado. No interior, por exemplo, contamos apenas com dois municípios que possuem o profissional. Assim, pacientes que necessitam de atendimento fonoaudiológico devem se deslocar até Cruzeiro do Sul ou até Rio Branco para realizar o acompanhamento ou a avaliação. Em resumo, existe muita demanda e pouca oferta de profissionais”, esclarece Torres.

Com duração de quatro (4) anos, o curso Bacharelado de Fonoaudiologia tem o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar na prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da comunicação de forma individual ou em conjunto com profissionais de outras áreas como pediatras, neurologistas, psicólogos, pedagogos e otorrinolaringologistas.

A crescente incorporação de fonoaudiólogos em equipes multidisciplinar, possibilita o profissional a atuar em Centros de Reabilitação, Hospitais, maternidades, Centros de Saúde, Centros Auditivos, consultórios, Unidades básicas de Saúde, serviço de atendimento de saúde em domicílio, ambulatórios, laboratórios de diagnóstico, como também em consultorias de desenvolvimento profissional (coaching), creches e berçários, escolas, empresas, meios de comunicação, ONGs e associações.

“Além dos diversos campos, o fonoaudiólogo pode trabalhar também como terapeuta em algumas áreas ou como perito, avaliando e diagnosticando conjuntamente com o otorrinolaringologista,” enfatiza a coordenadora.

Além do completo e qualificado corpo docente, a Uninorte oferece aos estudantes estrutura ampla dividida em laboratórios, biblioteca, Clínicas Escolas e salas de aula equipadas.

As inscrições para o segundo vestibular Uninorte 2016 estarão disponíveis a partir do dia 22 de junho. A prova será realizada no dia 17 de junho no Campus da Cidade Universitária Uninorte.

A Fonoaudiologia é uma profissão muito especial, e o Acre agora pode contar com mais esta graduação pela Uninorte.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost