24 de abril de 2024

Veja aqui na ContilNet os nomes mais cotados para o primeiro escalão de Mazinho Serafim

CGU Neles!

O governador Tião Viana (PT) ao apontar sua metralhadora para o Governo Federal atingiu a companheira Dilma, por quem ele revelou juras de amor durante o processo de impeachment. A presidente cassada liberou R$ 24 milhões para o Estado fazer segurança de fronteira, diz o relatório da CGU.

Dilma não liberou

A presidente Dilma poderia ter liberado a última parcela de R$ 4 milhões destinados ao sistema de segurança em maio deste ano, antes de ter sido afastada pelo Senado. Mas parece que naquele momento ela estava preocupada com outra segurança, a do seu cargo!

Factoides

O senador Gladson Cameli (PP/AC) afirmou a esta coluna que a possibilidade de fazer pacto com a Frente Popular visando as eleições de 2018 é zero. Atribuiu as notas publicadas por alguns jornalistas políticos como factoides.

Pede pra sair

O relatório do CGU com relação à gestão dos recursos para área de fronteira, administrados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) afirma, além de morosidade, falta de planejamento e estudo. É um atestado de incompetência a equipe que está no comando da Segurança Pública do Acre. Eu pediria para sair, ficaria mais elegante.

Falhou feio

O órgão controlador chama atenção para falha da Sesp em não providenciar atualização de documentos no sistema próprio de convênios, um elemento preponderante para a não execução da totalidade dos recursos do instrumento de acordo e, consequentemente, das metas físicas estabelecidas.

Salve geral!

A soltura de acusados de participação em facções criminosas por falta de provas é outro ponto a ser questionado nas ações da cúpula de Segurança Pública. Parece que a pressão por respostas rápidas à onda de terror faz com que tudo e todos estejam em suspeição. O Estado deve responder a vários pedidos de indenização e danos morais no final de tudo isso. Serviço de inteligência nota zero.

Novos partidos

A forma como o mundo do crime vem se organizando nos leva a uma comparação grosseira à criação de novos partidos. Saímos do CV e PCC para Bonde dos 13, Família do Norte (FDN) e por ai vai. Tudo para o comando de territórios, com estratégias e planejamento.

Fora de sintonia

Leitor escreve para coluna pedindo ao deputado Major Rocha que se manifeste com relação à onda de insegurança vivida no Acre. “Esperávamos que o nobre deputado, que é militar, se manifestasse ou procurasse o Ministério da Justiça para ajudar liberar recursos para o Estado”, diz o e-mail.

Pontual

O ex-deputado Marcio Bittar, atento ao momento, escreveu o seguinte artigo: “Infelizmente, o Acre está mergulhado em dois problemas fundamentais: inação econômica e aumento vertiginoso da criminalidade. A superação destes problemas é urgente. As vítimas do desalento econômico e do crime precisam de respostas competentes e rápidas. Um futuro minimamente decente no Estado dependerá de quais respostas serão dadas a estas mazelas que acometeram e estão marcando a nossa sociedade”. Vale a pena conferir.

A lista

A tal lista com os 500 cargos comissionados demitidos e mais funções gratificadas não foi publicada pelo governo do Acre, que aposta na chamada memória de peixe do cidadão. Tudo levar a crer que esse foi mais um factoide criado pelo governo. Cadê a lista, Leonildo Rosas?

Comissão de Segurança

Quem é mesmo que compõe a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Acre? Essa comissão existe? Tem atribuições? Os deputados que fazem sua composição vivem no Acre ou em outra região mais pacata?

Não podemos generalizar

A atuação suspeita de alguns agentes penitenciários não pode levantar críticas a toda categoria. Infelizmente existe corrupção em todas as profissões. O sindicato deve ser corporativista, mas também, agir com rigor quando existir evidências para punição.

Nada de redução

Não chegou ao consumidor acreano e  nem para boa parte dos brasileiros a tão esperada redução nos preços dos combustíveis. Em alguns Estados o aumento do etanol fez subir o preço da gasolina. Por aqui, como diz a música: “nada mudou”.

Greve

Servidores da Universidade Federal do Acre paralisaram suas atividades. Isso pode mais uma vez comprometer o ano letivo da instituição, o que não é nenhuma novidade. Os acadêmicos parecem conformados com esse calendário de férias fora de época. Lamentável.

Sem negociação

A desembargadora Cezarinete Angelim continua implacável com os servidores do Tribunal, que continuam em greve. Deixou de receber o comando na quinta-feira (20) e vai exonerar DAS e comissionados que assinarem a lista de presença do movimento.

Contra canonização

O ministro Gilmar Mendes, do STF, fez críticas aos juízes e procuradores da Lava Jato que se opõem à proposta de lei que pune abuso de autoridades. Em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (24), o ministro afirmou que eles “imaginam que devam ter licença para cometer abusos”.

Bom debate

Ele explicou que “o projeto é de 2009 e não trata exclusivamente de procuradores, mas sim de todas as autoridades: delegados, membros de CPIs, deputados”. Para Mendes, apesar da Lava Jato ser um marco contra a corrupção, não canoniza as “práticas ou decisões do juiz Moro e dos procuradores”.

Papo de momento

Afinal, a polícia prende e a justiça manda soltar? Um excelente artigo escrito pelo desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro diz que, o Brasil possui 42% de presos provisórios, porque a lei que obriga a aplicação das medidas cautelares preferencialmente não é respeitada. Para minorar esse problema grave obriga os Estados a realizar as Audiências de Custódia, e poucos são os estados que as estão observando como determina o texto legal.

O Estado escolhe seu algozes

Finalmente, pedindo emprestadas as palavras da escritora Marcia Tiburi e do Juiz Rubens Casara, candidato a receber o Prêmio Jabuti de literatura, o magistrado conclui: “Repare que a covardia pode andar junto com a violência. Não raro, demonstra mais coragem aquele que não recorre à violência do que o indivíduo que a usa para resolver todos os seus problemas. O covarde é seletivo: escolhe seus algozes e suas vítimas”.

daniel

Adriana Marta e Daniel Herculano estão cotados para fazer parte do primeiro escalão de Mazinho Serafim

A equipe de Mazinho Serafim I

O prefeito eleito Mazinho Serafim (PMDB) já tem seu secretariado (primeiro escalão) quase todo definido. Daniel Herculano, o Danielzinho, que há anos trabalha com Serafim, será um dos secretários mais influentes, ele deverá assumir a secretaria de Administração. Eder Frank está cotado para ser o todo poderoso das finanças, e o jovem Cirleudo Alencar para cuidar da pasta do Planejamento.

A equipe de Mazinho Serafim II

Outros nomes bem cotados para integrar a administração de Mazinho Serafim: Altemir Lira, na secretaria de Educação, e Tadeu Brãna, na Saúde. O empresário Tião Lucena poderá ficar na secretaria de Obras e o empresário Paulo Sérgio, na Produção.

A equipe de Mazinho Serafim III

A primeira-dama de Sena Madureira, Meire Andrade, deverá ser a nova secretária de Ação Social. Quem poderá assumir a Sensur, e ficar responsável pela limpeza da cidade é o artista plástico Milton Pinheiro. A empresária Charlene Lima deverá aceitar o convite para assumir a secretaria de Articulação Política.

A equipe de Mazinho Serafim IV

O colunista social e repórter, Douglas Richer, é o nome mais cotado para a Assessoria de Imprensa da prefeitura. Na chefia do Gabinete-Civil, o nome indicado deverá ser da administradora Adriana Marta.

A equipe de Mazinho Serafim V

Tem ainda as secretarias de Meio Ambiente e Cultura que deverão ter nomes indicados pelo deputado estadual Gehlen Diniz (PP). O vice-prefeito eleito, Gilberto Lira, não está descartado para assumir a secretaria de Cultura.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost