Prefeitura testa sistema que pretende deixar linhas do transporte público mais eficientes

Durante a fase de testes, a população contará com equipes da RBTRANS e da empresa concessionária das linhas posicionadas nos terminais e ao longo dos percursos

Um sistema de linhas de ônibus diferenciado está sendo testado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), visando oferecer à população um transporte público mais dinâmico e eficiente. Ainda em fase de testes, o sistema com linhas alimentadoras, que circulam somente dentro dos bairros em direção ao Terminal de Integração Adalberto Sena, e linhas troncais, que fazem a ligação do Terminal de Integração com o Centro, vai operar apenas aos domingos, na regional Tancredo Neves, nos ônibus que fazem as linhas do Tancredo Neves, Alto Alegre, Irineu Serra e Wanderley Dantas.

prefeitura-testa-sistema-que-pretende-deixar-linhas-do-transporte-publico-mais-eficientes-3

O usuário deve ficar atento ao itinerário do coletivo. As linhas alimentadoras fazem o trajeto entre os bairros e o Terminal de Integração, e possuem os seguintes números e nomes:

· 211 – Tancredo Neves/Terminal Adalberto Sena, que fará o trajeto original da linha dentro do bairro;

· 213 – Alto Alegre/Terminal Adalberto Sena, que agora tem seu percurso pela Rua 25 de Dezembro e deixa de circular pelo bairro Jorge Lavocat;

· 215 – Irineu Serra/Contri, que fará um trajeto desde o final do Irineu Serra até a sede do Café Contri, e passa a atender também a Rua Juarez Távora.

Ao desembarcar no Terminal de Integração, o passageiro tem três opções de linhas troncais, que fazem a ligação com o Centro, por diferentes corredores:

· 201 – Term. Adalberto Sena/Term. Central via Av. Antônio da Rocha Viana;

· 203 – Term. Adalberto Sena/Term. Central via Av. Getúlio Vargas;

· 703 – Term. Adalberto Sena/Term. Central via Wanderley Dantas;

Os usuários que embarcarem no Centro e nos corredores em direção aos bairros, devem utilizar uma das três linhas troncais em direção ao Terminal Adalberto Sena. Durante a fase de testes, a população contará com equipes da RBTRANS e da empresa concessionária das linhas posicionadas nos terminais e ao longo dos percursos, para orientar os passageiros sobre as mudanças.

prefeitura-testa-sistema-que-pretende-deixar-linhas-do-transporte-publico-mais-eficientes-1

A decisão de realizar os testes primeiramente aos domingos permite que o passageiro se adapte as mudanças e passe a conhecer o novo modelo de transporte público para Rio Branco. Ao desembarcar no Terminal Adalberto Sena o usuário não precisará pagar outra passagem para embarcar em outro ônibus, podendo realizar toda a viagem pagando apenas uma passagem.

As vantagens deste novo sistema incluem a maior oferta de viagens em trajetos curtos e rápidos para qualquer ponto da cidade, incluindo ruas que antes não possuíam atendimento e a opção do usuário de escolher várias opções de integração gratuitamente.

comentários

Veja também