24 de abril de 2024

Petecão e bancada federal são recebidos por Tião Viana para tratar de R$ 70 mi para segurança pública

Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP), com os deputados federais Alan Rick (PRB), Moisés Diniz (PCdoB), Major Rocha e Léo de Brito (PT) foram recebidos pelo governador Tião Viana em seu escritório na manhã desta segunda-feira (20) para tratar sobre a liberação de R$ 70 milhões destinados à Segurança Pública do Acre.

O governador Tião Viana abriu o encontro dando boas-vindas a todos e aproveitou para explanar a situação do sistema no Estado, além do esforço que o governo e as polícias estão fazendo para combater as facções e a criminalidade.

“Somos o Estado que mais prende, as polícias mais dedicadas e mais unidas. Quase 80% dos presos estão vinculados ao narcotráfico, então precisamos estar unidos, a decisão da bancada de destinar esses recursos para a segurança pública conta com todo apoio do Governo do Estado”, disse Tião Viana.

Senador e bancada federal foram recebidos pelo governador para tratar de auxílio à Segurança do Acre /Foto: ContilNet

Petecão agradeceu a gentileza e disse que falou com o secretário nacional de segurança, Celso Perioli, para que a liberação desta emenda de bancada siga um rito emergencial. O senador também destacou que as populações de fronteira precisam ter um olhar diferenciado.

Alan Rick afirmou que a bancada do Acre está unida e que a deliberação para a liberação de emenda de bancada para segurança aconteceu em maio do ano passado. Para o deputado federal, não adianta ficar esperando apenas para os tramites regimentais, “mas agilizar de forma urgente sobre a causa”.

O senador Gladson Cameli disse que, além das questões pontuais tratadas no encontro, a questão de violência precisa ser pensada em longo prazo. Ele se colocou à disposição para ajudar na liberação dos recursos e anunciou ações junto ao ministro da Educação para tratar sobre investimentos no setor, principalmente no tocante aos jovens que estão fora da escola.

O deputado federal Major Rocha frisou o aumento da violência, o clima de insegurança e destacou que pela primeira vez o Governo Federal chamou os profissionais da segurança para discutir segurança. “Os governos que antecederam o Michel Temer discutiam esse tema com sociólogos, não que estes profissionais não sejam importantes, mas levamos ao presidente nossa preocupação com as fronteiras” disse Rocha.

O Governo do Acre pretende enviar à bancada federal no prazo de dez dias um relatório afirmando o que o sistema precisa para melhorar seu combate contra a criminalidade.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost