Secretaria de Saúde em Sena Madureira passa a oferecer ‘Teste do Olhinho’ gratuitamente

Na tarde da última quarta-feira (8) o secretário de saúde municipal, Daniel Herculano Filho, esteve no prédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em Rio Branco, e participou da entrega de equipamento para realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV) em crianças recém-nascidas do município de Sena Madureira. Também participou do evento o secretário de Saúde do estado, Gemil Junior, e demais representantes do Estado, além dos secretários dos municípios que receberam os aparelhos para os testes.

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), mais conhecido como “Teste do Olhinho”, é um exame simples, capaz de identificar ainda na maternidade os principais sintomas da cegueira e severo comprometimento visual nos recém-nascidos. Diversas enfermidades visuais podem ser detectadas, como a catarata, tumores intraoculares grandes e outras doenças.

Secretário de Saúde do Estado, Gemil Júnior e secretário de Saúde Municipal de Sena Madureira, Daniel Herculano /Foto: Assessoria

Na ocasião foram distribuídos os equipamentos para as regionais de Saúde do Estado. Segundo informações repassadas pela Sesacre, a secretaria vem estruturando as ações e serviços de atenção às crianças por meio da Estratégia da Rede Cegonha, um dos avanços é a ampliação do acesso ao teste para todos os recém-nascidos em todo o Estado.

De acordo com a Sesacre, médicos responsáveis pela realização do Teste do Olhinho serão capacitados até o fim do mês de abril desse ano. Todos os 22 municípios do Acre serão contemplados com os equipamentos. No Brasil ainda não existe uma lei federal que garanta a obrigatoriedade do exame em todos os bebês.

Equipes da Saúde estadual e municipal reunidas durante o evento /Foto: Assessoria

Teste nunca tinha sido realizado gratuitamente em Sena Madureira até então

A coordenadora de Saúde da mulher, criança e do adolescente em Sena Madureira, Bruna Monteiro, falou que o município nunca teve ao seu dispor um aparelho desse tipo e muito menos realizou o teste gratuito. “A chegada desse aparelho beneficiará as crianças com o exame de prevenção detectando essas doenças nos recém-nascidos”, destacou a enfermeira e coordenadora.

Bruna ainda comentou que, segundo informações repassadas pelo Hospital João Câncio Fernandes, mais de 500 partos normais e 300 cesarianas são realizados anualmente no município, ou seja, aproximadamente 800 crianças nascem por ano em Sena Madureira, e agora essas terão encaminhamento para realizar o teste pelo município. Provavelmente o aparelho ficará na Unidade de Saúde Aguinaldo Nunes, no bairro da Pista, onde as crianças serão direcionadas para a realização do Teste do Olhinho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost