24 de abril de 2024

Prefeitura de Sena Madureira realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher

A Prefeitura Municipal de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta segunda-feira (23) a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O evento ocorreu no auditório da Escola Dom Júlio Mattioli.

O tema apresentado foi “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, que tem como objetivo elaborar e propor, em conjunto com os participantes, diretrizes que contribuirão para a elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, além de reafirmar, impulsionar e efetivar esses princípios e diretrizes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretário Municipal de Saúde Daniel Herculano, prefeito Mazinho Serafim, deputada Eliane Sinhasique e secretária de Assistência Social, Meire Serafim /Foto: Assessoria

No encontro esteve presente o prefeito Mazinho Serafim (PMDB), o vice-prefeito Gilberto Lira (PDT), a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), a promotora de Justiça Vanessa de Macedo Muniz, a juíza da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira, Andréa da Silva Brito, o secretário de Saúde, Daniel Herculano, a secretária de Assistência Social, Meire Serafim, o secretário de Educação, Altemir Lira, a presidente do diretório regional do PTB, Charlene Lima, a representante do conselho Estadual de Saúde, Lúcia Freitas, a secretária geral da conferência e representante do conselho Municipal de Saúde, Antônia Rocha, e a coordenadora do núcleo Estadual da Secretaria da Mulher, Eliana Souza.

Evento levantou a importância dos cuidados com a saúde feminina /Foto: Assessoria

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes de entidades do município. Os participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Mazinho Serafim falou dos investimentos já promovidos na área da Saúde e das ações realizadas que beneficiam todas as famílias de Sena Madureira. Além disso, o prefeito comentou que todas as mulheres do município terão um atendimento especial nesta gestão.

A presidente do PTB, Charlene Lima, falou da importância do encontro para valorizar a saúde da mulher. Nesse sentido, a presidente frisou que as mulheres necessitam de atenção especial e parabenizou a gestão do prefeito Mazinho e do secretário Daniel pela iniciativa.

Lúcia Freitas representou o Conselho Estadual de Saúde e falou sobre a importância dos debates, pois através deles ideias poderão ser implantas beneficiando a saúde das mulheres, bem como a comunidade possa cobrar depois às autoridades competentes.

A secretária municipal de Assistência Social, Meire Serafim, comentou sobre os cuidados que toda mulher precisa tomar, que por meio de medidas preventivas várias doenças podem ser descobertas no início. Ela também falou sobre as orientações para todas as famílias, que são de extrema necessidade, e ressaltou o valor que esse encontro tem para a cidade.

“As mulheres devem sempre lutar por seus objetivos e conquistar o espaço que desejar na sociedade. Então, vamos aproveitar esse encontro para discutir essas questões e reforçar a importância da atenção especial quanto à saúde da mulher”, destacou Meire Serafim.

Prefeito Mazinho Serafim durante o evento /Foto: Assessoria

Por sua vez, o secretário de Saúde, Daniel Herculano, ressaltou que Sena Madureira é o 5º município do Estado a realizar a Conferência. Sobre isso, ele ainda destacou que 90% das mulheres estão à frente dos programas de Saúde no município e comentou sobre a ação realizada no município.

“É importante levantar essas questões e dessa forma discutir o melhor para as mulheres. Necessitamos empoderar mais as mulheres para que elas saibam o importante papel que desenvolvem na sociedade”, disse o secretário municipal de Saúde.

Meire Serafim, Charlene Carvalho e Daniel Herculano /Foto: Assessoria

A deputada estadual Eliane Sinhasique falou sobre as orientações aplicadas no encontro e comentou sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças: “Quando a gente cuida das mulheres, nós estamos cuidando das futuras gerações”, disse Eliane.

A deputada comentou também sobre a proposta de aquisição de mais aparelhos de mamografia para o Estado. Em sua fala, Sinhasique destacou ainda os cuidados na saúde dos homens.

A promotora Vanessa Muniz e a juíza Andrea Brito também destacaram sobre a importância das ações preventivas e parabenizaram a gestão do prefeito Mazinho Serafim pela conferência. .

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost