26 de abril de 2024

Após repasse, Santa Juliana volta a realizar procedimentos cirúrgicos pelo SUS

Na tarde desta quinta-feira (19) o governador Tião Viana recebeu em seu gabinete uma comitiva de lideranças religiosas ligadas à igreja católica, lideradas pelo Bispo Dom Joaquim Pertinez, para debater sobre as dívidas do Estado com o Hospital Santa Juliana e tentar amenizar os efeitos da carta publicada pela direção da unidade que gerou atrito entre Igreja e Estado.

De acordo com informações repassadas pela assessoria, pelo menos 15 padres, além do bispo, foram ao encontro para sanar possíveis desentendimentos. O problema começou a partir do momento em que a Diocese de Rio Branco publicou uma carta acusando o Governo de um suposto calote ao Hospital Santa Juliana, que por sua vez paralisou as cirurgias cardíacas realizadas por meio do Sistema Único de Saúde.

Tião Viana recebeu em seu gabinete uma comitiva de lideranças/Foto: Sérgio Vale/SECOM

Uma parte do montante referente a dívida foi pago ainda na tarde de quinta-feira, com a promessa de que o resto dos valores deverá ser quitado até o fim desse ano. A reunião serviu para reestabelecer a boa relação entre as entidades e debater termos do aditivo do contrato, dos quais as duas partes ainda não haviam chegado a um acordo.

No resumo da ópera, o que se pode dizer que a paz entre Igreja e Estado está mais uma vez selada tanto no campo financeiro, como moralmente. A duração deste período pacífico vai depender do cumprimento ou não de novas promessas e da quitação da dívida até o fim do contrato. Resta à sociedade acreana acompanhar os próximos capítulos desta novela.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost