26 de abril de 2024

Simulação no Centro de Rio Branco integra Semana Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito

Um automóvel amassado pelo impacto de uma batida, uma moto caída na rua e um lençol cobrindo o que aparentava ser o corpo de uma vítima fatal. A cena surpreendeu os moradores de Rio Branco que passaram pelo Centro da cidade nesta terça-feira (14), mas se tratou apenas de uma simulação educativa.

O ato, que foi uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF-AC), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC), promove a Semana Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, cujo dia mundial em 2017 será no dia 28 deste mês.

Instaurado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (em inglês, World Day of Remembrance) é celebrado no terceiro domingo de novembro, e foi instaurado para intensificar a consciência e a prudência no trânsito.

Simulação no Centro de Rio Branco promove a Semana Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Foto: ContilNet

Américo Paes, inspetor da PRF-AC, a simulação é para que as pessoas tenham esse impacto visual e se conscientizem para evitar acidentes: “Visualizar uma cena dessas estimula a reflexão, porque faz o cidadão imaginar ‘e se fosse comigo ou com um amigo, um parente?’. É conhecido que 90% dos acidentes é ocasionado por fator humano, completando a porcentagem 5% da via e 5% do próprio veículo”.

Luiz Eduardo Ferreira, gerente de educação da RBTrans, reafirma a importância das ações educativas promovidas pela autarquia e pelos parceiros. “Uma cena de acidente é muito impactante, e por não saberem que é uma simulação, elas se aproximam para saber o que aconteceu, e são informadas do objetivo da ação. Também realizamos palestras nas escolas da rede municipal de ensino, e já atendemos mais de seis mil jovens nos eventos educacionais”.

ACRE É O 2º ESTADO COM MENOR NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Neste mês, também foi divulgado pelo Retrato da Segurança Viária 2017, que o Estado do Acre é o segundo do Brasil com o menor número de acidentes de trânsito. As informações utilizadas para a pesquisa levaram em consideração dados de 2015, que indicaram 115 mortes em decorrência de acidentes nas vias.

Segundo dados do Detran-AC, os números baseados nas ocorrências entre janeiro e setembro de 2016 e 2017 também indicam redução: nesse período em 2016, foram registrados 53 óbitos; e de janeiro a setembro de 2017, foram 33 óbitos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost