27.3 C
Rio Branco
21 janeiro 2022 4:30 pm

Senador do Acre vai ao Dnit solicitar recuperação da BR-317

POR

Última atualização em 18/02/2016 10:10

O senador Jorge Viana já solicitou uma audiência com o diretor-geral do Departamento nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro Silveira, para cobrar a retomada da recuperação da rodovia BR-317, no Acre, nos trechos entre os municípios de Xapuri e Brasileia e Brasileia e Assis Brasil.

A constatação das condições dessa estrada, essencial ao povo do Acre, foi feita pelo senador durante as visitas que fez a esses municípios, nos feriados do Carnaval. Além de Xapuri, Brasileira e Assis Brasil, Viana também esteve em Sena Madureira e Epitaciolândia.

“É muito importante que a direção do Dnit entenda que não dá para esperar”, destacou Viana sobre a retomada das obras de recuperação da estrada. Este ano, o inverno acreano – que corresponde ao período de chuvas do começo do ano – foi moderado, sem chuvas intensas, o que permite a retomada imediata dos trabalhos. “O que não é possível é deixar a BR-317 se acabar”.

O senador citou o sofrimento de toda a população que tem na estrada uma das raras possibilidades de chegar e sair dessas cidades. “Os prejuízos são incalculáveis por conta dos buracos, da má conservação. E o pior são os acidentes, o risco de morte, que é a consequência mais grave, quando se vê o descaso com uma rodovia. E é o que está ocorrendo”.

A BR-317 faz a ligação do Brasil com o Peru, permitindo o acesso de produtos nacionais a portos no Pacífico e tem grande importância pela gama de potenciais que abre para a economia do País.

O senador também cobrou providências na recuperação de uma das vias mais importantes de Brasileia, a Avenida Dr. Manoel Marinho Monte, que fica logo na entrada do município. “A deputada Leila, a vereadora Fernanda Hassem, outros parlamentares do município me procuraram para que cobremos do Dnit a parte que lhe cabe, mas também da prefeitura, porque há dinheiro do Governo Federal liberado para infraestrutura e não podemos ver um município importante como Brasileia nessa situação”, declarou o parlamentar.

Segundo Jorge Viana, o governador Tião Viana chegou a pedir para assumir a obra de recuperação da avenida, mas o pedido foi negado pela prefeitura. “Quando a gente não pode fazer algo, pede ajuda. Quando a gente não tem condição de fazer, pede que alguém faça. O problema de Brasileia é muito grave. Já falei com o governador Tião Viana e acho que tem de haver uma atitude do prefeito. Não adianta ficar fazendo um debate político em véspera de eleição. Vamos trabalhar juntos para encontrar alguém que tenha condição de fazer”, defendeu. (Assessoria)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.