22 de abril de 2024

Acre está em primeiro lugar na região Norte por menor índice de homicídios

Dado mostra que, para cada grupo de 100 mil habitantes, Acre possui o menor índice de homicídios da região Norte em 2014

Dado mostra que, para cada grupo de 100 mil habitantes, Acre possui o menor índice de homicídios da região Norte em 2014

A pesquisa Atlas da Violência 2016, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), aponta que em 2014 foram registrados mais de 59 mil homicídios no país, totalizando uma média de 29,1 para cada grupo de 100 mil habitantes. O dado representa 10% a mais que a média nacional registrada em 2004.

Apesar de estar acima da média do país (29,1), o Acre teve o menor percentual de homicídios no Norte em 2014, quando comparado aos demais estados da região: 29,4. Além disso, figura em nono melhor em nível nacional, ficando atrás de Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Santa Catarina.

“Se olharmos para a década [2004-2014], de fato houve um aumento, em nível de Brasil, em todos os estados – no Acre, muito por causa do aumento da população e do crescimento de cidades do interior em que não eram comum homicídios. Mas desde 2014 interrompemos essa tendência de crescimento, e queremos reduzir mais”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

Menor letalidade policial durante o período de 2004 a 2014

Outra informação positiva relacionada ao Acre divulgada pelo Atlas da Violência 2016 é que o estado tem uma das dez polícias menos letais do Brasil, ou seja, que menos causou mortes no enfrentamento à criminalidade.

“Esse estudo reflete no esforço das polícias e na unidade entre as forças de segurança, pois diuturnamente trabalhamos em prol da população para levar a sensação de segurança aos acreanos, mas sempre respeitando a legalidade e os direitos individuais”, explicou Farias.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost