Caminhoneiros fecham ruas no centro em protesto contra alteração na renovação de CNH

caminhoescentro

Caminhoneiros fecharam as Aevenida Getúlio Vargas, no centro de Rio Branco/Foto: ContilNet

Motoristas de transportes pesados protestaram no centro de Rio Branco na manhã desta terça-feira (5) e paralisaram o trânsito na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Rio Branco, com caminhos estacionados. Os manifestantes são contra a resolução da Lei 30103, elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga os sindicalistas a fazerem exame toxicológico, na renovação da carteira de habilitação tipo “D”.

Quando a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a lei a obrigatoriedade se fazia nos casos de admissão ou demissão, mas, com a nova resolução feita pelo Contran, os motoristas passaram a ter que fazer o exame em caso de renovação do documento.

De acordo com os trabalhadores, o exame não é disponibilizado no Acre e o seu custo é por volta de R$ 800 fora do estado, além dos gastos com passagens e hospedagem.

caminhoescentro2

Manifestantes se reúnem no hall da Aleac em pressionam deputados/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

De acordo com o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Máquinas Pesadas do Estado do Acre (Sintraba), Júlio Farias, a proposta é “absurda”, pois os trabalhadores não possuem dinheiro o suficiente para fazer a averiguação e estão sendo constrangidos, visto que, cerca de 100 carteiras de motoristas estão apreendidas no Departamento de Trânsito do Acre (Detran), por falta do exame.

“Estão tirando de nós o direito de trabalhar, de sustentar a nossa família. Essa situação mostra como são tratados os trabalhadores no Acre e em todo o Brasil”, afirmou Farias.

caminhhoescentro

caminhhoescentro4

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost