Pimenta: “Tião volta dos EUA e já tem emissora contratando até tradutor para o inglês afiado do governador”

Efeito positivo

Pelo menos de uma coisa serviu o turismo feito pelo governador Tião Viana pelos Estados Unidos, onde aprimorou seu Inglês: incentivou jovens a procurarem o curso oferecido pela escola de línguas estadual. Todo mundo querendo falar a língua de Trump.

Tião passou mais de 20 dias no Colorado /Foto: Reprodução

Tradutor

Fora isso, os assessores do governador não conseguiram prevalecer nenhum outro compromisso que justificasse a presença de Tião Viana por mais de 20 dias em Colorado, nos Estados Unidos. A expectativa é grande para a primeira entrevista do governador, tem canal de comunicação contratando até tradutor. Dizem que o chefe do Executivo está com Inglês afiado.

Intercâmbio

Quem vem investindo em intercâmbio cultural é o senador Gladson Cameli (PP), mas com algo concreto. Depois de anunciar o novo voo da Gol Linhas Aéreas na rota Manaus/Cruzeiro do Sul/Brasília, ele abriu diálogo com a Polícia Federal e a Receita Federal para regular o voo internacional entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Pucallpa, Peru.

Conselho

Outra ação que vem ganhando notoriedade idealizada pelo senador Gladson Cameli é a formação de Conselhos para fiscalizar a aplicação dos recursos nas obras da BR-364. A Polícia Federal já confirmou representação. Esta fase de compartilhamento do mandato com a sociedade civil organizada pode render bons frutos.

Outro acidente

Chega informação à coluna de um outro acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte, desta vez no aeroporto da cidade de Marechal Thaumaturgo, no Juruá. O avião bateu em um buraco durante a aterrissagem. A notícia foi abafada por suspeitas da aeronave não está regularizada para voar.

Transferido

A data para reunião do Conselho Tarifário decidir sobre a nova tarifa dos transportes coletivos foi adiada para hoje (27). O vereador Roberto Duarte questiona a legalidade dos membros que farão essa decisão. Segundo o vereador, estes não estariam regulamentados através de lei municipal.

Justiça lenta

O que não conseguimos entender é a lentidão da Justiça para julgar o pedido de liminar com relação a esse assunto. Tarifa dos coletivos é de interesse social. Será que vão esperar aumentar as passagens para poder agir?

Prefeito Mazinho Serafim /Foto: Reprodução

Exemplo

A ressocialização pelo trabalho, projeto feito em parceria com o Ministério Público Estadual, o Instituto de Administração Penitenciária, o Poder Judiciário e a empresa Casa do Seringueiro – Indústria de Beneficiamento de Castanha –, é mesmo um exemplo para outros sistemas penitenciários. No projeto, 40 apenados são beneficiados. O prefeito Mazinho Serafim está de parabéns.

Coisa feia, Rocha!

O Frei Zezinho, que substitui o Padre Paolino em Sena Madureira, lembrou ontem para jornalistas que o deputado federal Major Rocha, do PSDB, prometeu uma ajuda para o museu com objetos pessoais do Padre Paolino e nunca mais deu notícias. Sequer atende ao telefone do sacerdote. Será que é o vale tudo para se viabilizar na chapa majoritária de 2018?

Promessas

O governador Tião Viana sequer conseguiu concluir a obra de ampliação do Pronto Socorro de Rio Branco, do Hospital referência do Alto Acre e a UPA de Cruzeiro do Sul, mas já está anunciando o Hospital de Barretos no Estado. Como essa turma gosta de promessas!

Destruição

Quem passa pelas cidades do interior do Acre pode ver outra promessa não cumprida pelo governador. A pavimentação de 100% das ruas dos 22 municípios. A situação de Manoel Urbano é a mais dramática, mas Acrelândia, Xapuri, enfim, quem é da base e quem é de oposição sofre com compromissos não cumpridos pelo Palácio Rio Branco.

Eleição

Hoje os prefeitos decidem se Marcus Alexandre continua na presidência da Associação dos Municípios do Acre ou se teremos sangue novo. Independente de resultados, o que se espera é que nos próximos anos os municípios saiam da crise financeira enfrentada.

Gastou com o que?

Ex-prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino precisa vir à público explicar como gastou em um único mês, o de dezembro, R$ 2,9 milhões do Fundeb. Além de não pagar servidores da Educação, a aplicação dos recursos não foi esclarecida durante a transição. O setor está fervendo. Servidores não viram a cor do dinheiro nas festas de final de ano.

Uso dos recursos do Fundeb não teriam sido explicados por algumas prefeituras

Farra

Aliás, a farra com recursos do Fundeb foi geral. Em Senador Guiomard mais meio milhão foi gasto sabe-se lá com o que. Na terra do amendoim, os servidores da Educação também estão sem receber salário de dezembro.

Terra de ninguém

Pelo que temos visto no interior do Estado, com tanta grana que deveria ser aplicada corretamente na Educação, fica difícil acreditar em uma sociedade mais desenvolvida nas próximas décadas. Educação é fundamental para uma nação! É de onde se desvia mais recursos. Pobre Acre.

Enquanto isso…

Bandidos amarraram um taxista dentro do bagageiro do táxi e usaram o veículo para praticar assalto. Invadiram uma casa, amarraram um casal e levaram uma caminhonete modelo Hilux de placas QLU-0038. O que tem de gente se desfazendo de caminhonetes não está no gibi.

Vereadores

Vereadores que farão o bloco de oposição se reúnem na tarde de hoje com o senador Gladson Cameli, em Rio Branco. Eles querem alinhar atuação na Câmara Municipal. O encontro é no escritório político do progressista e foi puxado pelo peemedebista Roberto Duarte.

Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro fez um acordo com o Governo Federal para receber investimento bilionário. Mas terá que cumprir uma série de exigências que servirão para os próximos acordos entre o presidente Michel Temer e governos de estados endividados. O Acre está nesta lista.

O muro de Trump

O México respondeu a altura e já afirmou que não vai pagar a construção do muro na fronteira com os Estados Unidos. Horas depois de dizer que os Estados Unidos pretendem impor uma taxa de 20% sobre a importação de mercadorias do México para pagar a construção do muro na fronteira sul norte-americana com o território mexicano, o secretário de imprensa da Casa Branca convocou os repórteres para dar mais esclarecimentos sobre a informação anteriormente divulgada. Sean Spicer disse que o imposto era apenas uma opção em consideração para pagar o muro.

Resposta imediata

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, anunciou ontem o cancelamento de visita que faria aos EUA, um dia após a Casa Branca anunciar a construção de um muro entre os dois países e dizer que o México iria pagar por ele.

O vai e vem dos combustíveis

A Petrobras anunciou ontem (26) redução no preço do diesel nas refinarias em 5,1%, em média, e da gasolina em 1,4%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados hoje (27). A redução nas refinarias não necessariamente chegará aos consumidores porque a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. “Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores”, informou a Petrobras.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost