Mensagem ‘mortal’ trava iPhone; Apple admite bug e promete correção

A Apple reconheceu que existe um bug no iOS 11 que trava aplicativos de mensagens do iPhone e iPad ao receber uma letra escrita em telugo, um dos idiomais da Índia. O erro foi descoberto esta semana e pode afetar tanto o iMessage quanto apps de terceiros, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Clientes de email, como o Outlook e o Gmail, também podem apresentar problemas ao receber o texto malicioso.

A empresa prometeu lançar uma correção em breve. A atualização será uma solução emergencial antes do iOS 11.3, atualização que trará o polêmico ajuste de bateria. A versão de testes do sistema já possui a correção.

O erro do iOS faz com que alguns serviços de mensagens travem ou não sejam abertos corretamente. Ao receber o caractere, o aplicativo fica congelado, semelhante ao erro do Facebook Messenger descoberto em janeiro. Ele afeta tanto o aplicativo de mensagens nativo da Apple, o iMessage, quanto o de terceiros. Há relatos de que o Safari e o Mensagens no macOS também apresentem o bug. No entanto, curiosamente, o texto malicioso não causa problemas no Telegram e no Skype.

Caracter indiano trava aplicativos de mensagens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A atualização de emergência será liberada em breve para celulares e tablets da marca. Com isso, o IOS 11.2.6 será lançado antes da versão 11.3. Esta última, maior, está prevista para o terceiro trimestre.

Enquanto não há uma correção oficial, há algumas maneiras de fazer com que os aplicativos voltem ao normal. No iMessage, basta pedir para um amigo entrar em contato, acessar o app pela notificação e apagar a mensagem com o caractere indiano. Nos outros serviços, uma alternativa é excluir o texto malicioso pelo computador. Em último caso, será necessário fazer a reinstalação do aplicativo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost