Maternidade registra diminuição no número de adolescentes grávidas nos primeiros meses de 2018

Em Rio Branco, a gravidez na adolescência diminuiu nos primeiros meses deste ano. Os dados foram coletados na Maternidade Bárbara Heliodora, a maior da Capital, e mostram que o ano de 2017, se comparado com 2018, foi o de maior número de grávidas com idades entre 15 e 19 anos.

Maternidade Bárbara Heliodora/Foto: reprodução

Mas, apesar  da diminuição nos dados estatísticos de grávidas adolescentes, os números ainda são altos. Nos primeiros meses do ano passado, somente na Maternidade Bárbara Heliodora, foram registrados 402 partos de adolescentes, sendo 255 partos normais e 177 cesarianas.

Já no ano de 2018, ocorreu uma diminuição de 153 casos, havendo 402 partos de meninas com idade entre 15 a 19 anos. Com estes números, a Capital acreana vai na contramão do restante do país, onde, de acordo com relatório emitido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) a cada mil meninas entre 15 a 19 anos, 68 delas têm filho.

Prevenção

O relatório dá uma série de recomendações para reduzir a gravidez adolescente, que envolvem desde ações para criar leis e normas, até trabalhos de educação no nível individual, familiar e comunitário.

Entre as recomendações, o relatório sugere promover medidas e normas que proíbam o casamento infantil e as uniões precoces antes dos 18 anos; apoiar programas de prevenção à gravidez baseados em evidências que envolvam vários setores e que trabalhem com os grupos mais vulneráveis; aumentar o uso de contraceptivos.

Outras medidas incluem prevenir as relações sexuais sob coação; reduzir significativamente a interrupção de gestações em condições perigosas; aumentar o atendimento qualificado antes, durante e depois do parto; incluir as jovens no desenho e implementação dos programas de prevenção da gravidez adolescente; criar e manter um entorno favorável para a igualdade de gênero, a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos das adolescentes.

Com informações da Nações Unidas

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Maternidade registra diminuição no número de adolescentes grávidas nos primeiros meses de 2018