Economia da Amazônia brasileira cresce mais que a média do país, diz estudo

Nos últimos 20 anos, a economia da região amazônica brasileira cresceu 2 vezes mais que o crescimento médio no país, mas ainda assim a renda média das famílias que vivem nesses estados e municípios é menor que a média nacional. É o que aponta estudo feito pela economista Tatiana Pinheiro, do Santander, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Resultado de imagem para Economia da Amazônia brasileira cresce mais que a média do paísA Amazônia Brasileira (ou Amazônia Legal) é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Segundo o levantamento, a região atingiu em 2017 a participação de 8% do total do PIB brasileiro – um avanço em relação aos 5,8% registrados 20 anos antes e aos 7,2% de 10 anos atrás.

No entanto, a desigualdade entre a renda da região amazônica e a média nacional também aumentou, e em 2017 a região tinha salário médio 20% inferior à média do Brasil.

Resultado de imagem para Economia da Amazônia brasileira cresce mais que a média do país

No final do ano passado, enquanto o rendimento médio real no Brasil era de R$ 1.770,40, nos estados e municípios incluídos na Amazônia Brasileira essa média era de R$ 1.380. Isso significa que o rendimento médio da região equivale a 77,9% do nacional – uma piora em relação aos 83,7% de dez anos antes.

Entre as causas para essa desigualdade, Pinheiro aponta “dificuldades de acesso a grande parte das localidades que compõem a Amazônia e a deficiência energética”.

“A forma de produção e política de desenvolvimento adotadas ainda não resultaram em oportunidades de emprego, aumento de renda e melhora na qualidade de vida suficientes para aproximar a região da renda média do país”, diz a economista em seu estudo. “Alguns exemplos disso são a geração de energia elétrica por gerador a diesel e a construção de rodovias, ao invés da geração de energia fotovoltaica e construção de hidrovias.”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost