26 de abril de 2024

Conheça o produtor cultural, profissional dos bastidores das Manifestações Culturais

Os grandes eventos artísticos de todos os segmentos são idealizados, organizados e produzidos por um profissional especializado no assunto, o Produtor Cultural. Esse profissional é responsável, não só pela captação dos recursos financeiros necessários para que o espetáculo seja executado, mas também por preparar um plano logístico, alinhar com o cliente as suas expectativas, explicar as etapas do evento para sua equipe afim de que tudo seja realizado em perfeita harmonia.

Esse profissional é quem faz a ligação entre os setores de criações artísticas e de gestão de um projeto cultural. A depender do perfil ou da necessidade do evento ou do cliente, o produtor precisa se envolver nas questões operacionais e no desenvolvimento gerencial de todas as atividades solicitadas.

O Produtor Cultural é responsável pela captação de recursos e execução de eventos/Foto: Educa Mais Brasil

Ao trabalhar com instituições públicas, o produtor cultural desenvolve ações em centro culturais e participa de programas de preservação do patrimônio histórico. Faz também a elaboração das políticas culturais do governo nas esferas municipais, estaduais e federais. Já atuando com empresas privadas, o profissional analisa pedidos de patrocínios para eventos que se encaixem com o objetivo que a empresa deseja. E é responsável pela distribuição do orçamento destinado para o evento a ser produzido.

O produtor cultural Marcos Damasio se interessou pela profissão em uma conversa com a equipe técnica que trabalhava em uma formatura, no ano de 2013. “Tudo isso começou quando me envolvi nos bastidores das formaturas”, conta. Trabalhando neste ramo desde então, Damasio gosta de inovar. Participando de bastidores e observando a movimentação, novas ideias foram surgindo para abrilhantar ainda mais esse momento tão especial para os formandos. “O desafio era trazer outro conceito de formatura. Com isso, surgiu o palco duplo, as luzes direcionadas, o Projeto Árvore, estúdio temático”, lista.

Na concepção de Damasio, o trabalho deve ser realizado em três etapas. “Tudo começa com pequenas conversas, que me ajudam a identificar o que podemos construir juntos. Depois, vem a construção do projeto da festa. Este é um processo muito minucioso que requer a análise do que realmente irá atender as necessidades. Por fim, vem o orçamento, tendo como inspiração os desejos do cliente para montar um projeto diferenciado e fazer como que o evento seja singular e exclusivo”, detalha.

E você, tem o sonho de atuar como Produtor Cultural? O Educa Mais Brasil pode te ajudar a ingressar nesta graduação. O Educa Mais é o maior programa de inclusão educacional do país que oferece bolsas de estudo com descontos de até 70%. Acesse o site e pesquise o melhor curso para sua realidade. A inscrição é gratuita.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost