O Acre está pronto para competir com o mercado europeu, tanto no âmbito de importação e exportação de produtos. Quem fez a afirmação foi o administrador André Schelini, que é gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae MT. A fala aconteceu durante a realização de uma palestra no Painel do Conhecimento do Sebrae, na noite de sexta-feira (2) e o evento contou também com a presença de Inês Tiziana, presidente da Associação Comercial de Brasiléia e Epitaciolândia.
André destacou que para isso, é necessário que as empresas acreanas estejam bem posicionadas para poder assim, ocupar os espaços de fronteiras, explorando os países fronteiriços, como Peru e Bolívia. “A partir dessa nova corrente que se abre no Brasil, por meio do Mercosul e União Europeia, novos negócios devem ser desenvolver por meios das parcerias, não só para exportação, mais para importação também”, explicou.
Para os empresários que passarem a competir no cenário internacional, eles devem aproveitar as oportunidades tanto no cenário físico, quanto no digital. “O avanço na era digital é importante para um bom posicionamento no mercado”, relatou dizendo:
“Eu vejo o Acre como uma rota de negócios, principalmente como corredor logístico, tribunal de carga e descarga. Isso abre um leque de oportunidade para o estado”, argumentou apontando que para isso, o governo e os pequenos empreendedores, precisam enxergar a oportunidade.
O palestrante enfatizou que a abertura do mercado, foi uma vitória no Congresso Nacional. “O Acre passa a ter visibilidade nesse mercado. A participação do Brasil nos pequenos negócios, é apenas de 1%, no resto do mundo é 40%”, ressaltou.
André Schelini, é formado em administração com habilitação em comércio exterior, e tem mestrado em administração com linha de pesquisa e internacionalização de empresas. Ele é gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae MT.