26 de abril de 2024

Deputados de oposição ao governo Cameli sentem na pele o peso do trator governista

O peso do Trator

O arquivamento por decisão monocrática do presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Jenilson Leite (PSB), na semana passada, deixou de ser o nó górdio das relações entre deputados de apoio ao governo e da oposição na Assembleia Legislativa. Na sessão desta terça-feira (15), após debates acalorados e até mesmo troca de ameaças de agressões físicas entre os deputados Roberto Duarte (MDB), que se declara independente, e de Gerlen Diniz (PP), líder do Governo na Assembleia, a bancada governista passou como um trator sobre a oposição e a proposta da LDO foi desarquivada por 16 votos a 6.

Chamou pra briga

Tenho muito respeito pelo deputado Roberto Duarte, mas ele passou dos limites ao chamar o deputado Ghelen Diniz para as “vias de fato” na sessão desta terça-feira (15), na Aleac. Os dois só não saíram no tapa porque Diniz se controlou, mas os vídeos mostram Roberto possesso, e ainda sendo estimulado pelo deputado comunista Edvaldo Magalhães.

Está no papel dele

Roberto ainda não entendeu que o papel de Edvaldo, Jenilson e de outros que fazem oposição ao governo de Gladson é exatamente esse, de tentar desestabilizar o poder executivo. É só olhar nos vídeos espalhados pela imprensa, que dá para ver a cara de satisfação do deputado Edvaldo no momento do ‘arranca rabo’.

Tem parecer jurídico

Antes da sessão da Assembleia ser iniciada, ainda na Casa Civil, onde participara de uma reunião com o governador Gladson Cameli, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, disse dispor de pareceres jurídicos de sua assessoria de que o arquivamento, pelo deputado Jenilson Leite, não havia obedecido o regimento interno. “Ninguém vai atropelar o regimento interno”, disse.


Força e coesão

Ao final da sessão, que havia sido suspensa por mais de duas horas, a bancada de apoio ao governo do Acre acabou por dar demonstração de força e coesão e o requerimento para o desarquivamento da LDO, que contava com 16 assinaturas, acabou aprovado – 16 votos contra seis. Os deputados Jenilson Leite, Edvaldo Magalhães, Roberto Duarte, Daniel Zen, Jonas Lima e Maria Antônia votaram contra o desarquivamento. O deputado Fagner Calegário (Sem Partido) foi o único ausente.

Limite de gastos

Todo o atrito em torno da LDO está relacionado limite de gastos. De acordo com o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, responsável pela redação das leis de interesse do governo que são enviadas à Assembleia, a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão da Assembleia Legislativa, quer que o Estado, incluindo todos os entes e poderes, devem ter a obrigação com a contenção de gastos. Como os deputados aprovaram a lei original com emendas que retiravam os demais poderes desta responsabilidade, a matéria foi vetada pelo governador e os vetos foram derrubados pela Assembleia, razão pela qual a LDO questionada pelo governo acabou por aprovada e, quando reenviada para novas discussões e nova aprovação, foi arquivada por decisão do vice-presidente Jenilson Leite quando presidia a sessão.

Contenção de gastos

“O governo tem que cumprir compromissos de contenção de gastos com todos os setores do chamado governo-ente, que inclui os demais poderes. Se só o Executivo fizer sua parte e os outros poderes não, todo o Estado acaba prejudicado”, disse Trindade.

Vão à Justiça

Desarquivada, a matéria segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois segue para o plenário. Inconformados, deputados de oposição ameaçam ir à Justiça contra de decisão de seus pares.

Votação hoje

Mas pelo que ficou decidido nesta terça, na Aleac, a matéria irá para votação ainda hoje, a partir das 15 horas. É esperar para ver o que vai acontecer no plenário do legislativo.

Só sorriso

O governador Gladson Cameli estava com uma cara bem animada ao sair da reunião com os deputados da sua base. Ribamar Trindade, chefe da Casa Civil, também era só sorrisos. Aos poucos, governo e legislativo vão se acertando.

Firme no timão

Quem vem mostrando pulso firme no timão do legislativo acreno é o jovem deputado Nicolau Junior. Por ser muito jovem, alguns deputados macacos velhos do rabo pelado acharam que iriam ‘casar e batizar’ no parlamento. Está sendo diferente.

Inauguração

Foi muito prestigiada a inauguração da velha e agora nova biblioteca pública de Rio Branco, que voltou se chamar Adonay Santos. A família deste grande empresário, acreano de Sena Madureira, esteve presente e agradeceu ao governador Gladson Cameli por ter resgatado o nome de Adonay, que havia sido excluído da biblioteca desde o governo de Binho Marques.

Barraco empresarial

Não se fala em outra coisa a não ser em um barraco armado dentro de uma instituição pública fruto de um triângulo amoroso. No centro das disputas, um empresário muito conhecido na sociedade, o cara vem se apresentando como um verdadeiro garanhão. O fato levou uma pessoa influente a desistir de uma candidatura importante.

Baixas conjugais

Nas entranhas do segundo escalão também se registram as primeiras baixas conjugais. Coisas do poder, talvez. Amigos procuram explicação para o fato que envolve também um grande empresário e uma socialite. Este último caso vai se transformando em uma história de luxo, glamour e depressão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost