30.3 C
Rio Branco
17 junho, 2021 5:08 pm

Ufac tem bloqueio de mais R$ 5,2 milhões pelo governo federal e corre riscos

De acordo com a instituição, o impacto é de ordem gravíssima, "pois inviabiliza pagamentos de suas despesas ordinárias"

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Uma nota divulgada na quinta-feira (13) pela Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que a unidade educacional tem sofrido com a redução no orçamento ao longo do tempo pelo Governo Federal.

Neste ano de 2021, o bloqueio foi de mais de R$ 5,2 milhões nos recursos de custeio, o que chega a 14%.

De acordo com a instituição, o impacto é de ordem gravíssima, “pois inviabiliza pagamentos de suas despesas ordinárias”.

“Serviços de manutenção, como energia elétrica, limpeza, segurança e insumos para laboratórios, sofrerão drásticas consequências, causando sérios prejuízos nas atividades acadêmicas em 2021, principalmente quando ocorrer o retorno das atividades presenciais”, publicou a instituição.

Atualmente, a Ufac atende mais de 12 mil estudantes; possui corpo de professores e técnico-administrativos com mais de 1.500 profissionais, ofertando 50 cursos de graduação, 26 especializações e 20 pós-graduações (mestrado e doutorado).

“A importância da Ufac como instituição de ensino, pesquisa e extensão se faz presente também em situações de calamidade pública, como a da epidemia causada pela covid-19, que assola o Brasil, e contra a qual a universidade luta com informação, ciência e ações de pesquisa e extensão. A administração superior da Ufac considera que os investimentos nas universidades públicas são essenciais, pois afetam diretamente a vida da população, visto que setores econômicos dependem, para seu crescimento e sua competitividade, de profissionais formados e educados nessas instituições”, continuou.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.