O Democratas (DEM ) e o Partido Social Liberal (PSL) já decidiram qual será o nome do novo partido: União Brasil. A legenda é resultado da fusão entre as duas siglas, que agora serão representadas pelo número 44 nas urnas eletrônicas.
Segundo a Folha de S. Paulo, tanto o número quanto o nome foram definidos a partir de pesquisas qualitativas encomendadas pelos dois partidos. O presidente nacional do DEM, ACM Neto, disse que União Brasil foi o título com melhor aceitação nos estudos.
“Os brasileiros querem união e pôr fim à polarização, aos antagonismos”, afirmou ao jornal. “A gente partiu do princípio de que, sendo um partido novo, o ideal era que tivesse um número novo, e este foi o que obteve a unanimidade entre as pessoas que discutiram a definição”, acrescentou.
Para dar continuidade ao processo de fusão, as executivas nacionais das legendas aprovaram suas convenções para a próxima quarta-feira (6) e decidiram realizar os eventos de forma conjunta. Em seguida, o processo será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para formalizar a criação da União Brasil.
Findado o processo, este será o maior partido no Congresso nacional, mas a expectativa é de que tanto o PSL quanto o DEM perca filiados posteriormente .