18 de abril de 2024

Novas regras da CNH em 2022: veja como tirar ou renovar o documento

Desde que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) modificou algumas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em janeiro deste ano, muitas dúvidas passaram a surgir. Por isso, veja como tirar ou renovar a CNH em 2022.

Lembrando que, para tirar uma nova CNH, o interessado possui o prazo de 12 meses a partir da abertura do processo. Caso não consiga, será necessário começar tudo de novo.

Já para renovar, a pessoa tem 30 dias a partir do vencimento do documento. Com as novas regras, o Detran local é obrigado a avisar o condutor com antecedência sobre a atualização da CNH.

Como tirar a CNH em 2022

Para dar entrada ao processo de tirar a CNH, o indivíduo deve cumprir alguns requisitos prévios:

  • Ter ao menos 18 anos de idade;
  • Apresentar CPF e documento de idade;
  • Ter comprovante de residência;
  • Saber ler e escrever.

abertura do processo pode ser feita no Detran (ou representante) e nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), denominados também de autoescolas. Alguns locais do país oferecem a opção de inscrição online no site do Detran local.

Independentemente da forma, o interessado deve preencher uma ficha com seus dados e pagar as taxas. Em seguida, ele estará apto a fazer o exame médico e o psicotécnico. Geralmente, os agendamentos são feitos de forma online ou por telefone.

continua depois da publicidade

Ambos os exames são pagos. O candidato deve levar o dinheiro, em espécie, para realizar o pagamento no dia marcado. O resultado sai em poucos minutos.

CFC e aulas teóricas

Quando a pessoa passar, caso ainda não tenha escolhido um CFC, poderá se dirigir até um para começar as aulas teóricas. O curso técnico possui 45 horas. Quando finalizado, habilita a pessoa para a prova teórica.

Com o exame teórico marcado, a pessoa deve comparecer no dia da prova e acertar 21 ou mais respostas das 30 perguntas. Caso reprove, terá que pagar uma nova taxa e fazer a avaliação novamente após 15 dias. Para quem passou, vem a próxima etapa.

Parte prática

Depois da prova, a pessoa passará a dirigir pela primeira vez, acompanhada de um instrutor. As horas/aula variam conforme as categorias. Após atingir o mínimo, o interessado fica habilitado para o exame prático.

Nele, os motoristas devem percorrer um circuito pré-determinado. Um avaliador acompanhará a pessoa no banco do passageiro. Ele será o responsável por verificar se o condutor está ou não apto a tirar a CNH. Se passar, terá a CNH provisória, com duração de um ano. Caso contrário, deverá pagar taxa e tentar novamente.

Como renovar a CNH em 2022

A renovação da CNH é mais simples do que a emissão do primeiro documento. No caso, os motoristas devem ir até um representante do Detran e informar o desejo da atualização ou mesmo fazer de forma online.

Depois, é preciso pagar as taxas e fazer o exame médico. Caso a pessoa passe, um novo documento será emitido. Motoristas das categorias “C”, “D” e “E” ainda precisam realizar exames toxicológicos, conforme determina a legislação.

Lembrando que a CNH possui nova validade, conforme a idade do condutor:

  • Até 50 anos: dez anos de validade;
  • Entre 50 e 70 anos: cinco anos de validade;
  • A partir de 70 anos: três anos de validade.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost