OMS decreta fim da emergência sanitária da Covid-19 em todo o mundo

Pandemia surgida há mais de três anos matou quase 7 milhões de pessoas ao redor do planeta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira, que está encerrada a emergência declarada para a Covid-19 há mais de três anos, um marco no surgimento intermitente de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

— Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global — disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Muitos países já encerraram seus estados de emergência por Covid e se afastaram de quase todas as restrições de saúde pública implementadas para controlar o vírus. Os Estados Unidos suspenderão sua emergência da Covid em 11 de maio. O vírus continuará a ter status de pandemia de acordo com a OMS, assim como o HIV.

A variante Omicron, embora menos virulenta, se espalhou com uma facilidade enganosa que a tornou a quarta principal causa de morte nos Estados Unidos em 2022 e uma das principais causas de morte em muitos outros países.

Vacinações em larga escala

As primeiras vacinações em larga escala começaram em 8 de dezembro de 2020, menos de um ano após o primeiro caso da doença ter sido relatado à OMS, um extraordinário triunfo da ciência. Mas o processo colaborativo de desenvolvimento de vacinas foi seguido por um período sombrio de acumulação e nacionalismo; um ano depois, quando as pessoas nos países industrializados recebiam a segunda e a terceira doses da vacina, apenas 5% das pessoas na África subsaariana haviam sido vacinadas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost