21 de fevereiro de 2024

Ex-secretário e outras cinco pessoas são presas suspeitos de participar da morte de ex-prefeito

Operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (20)

Seis mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (20) pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por intermédio da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na operação “Abunã”. O ex-secretário de esportes de Plácido de Castro, Liomar de Jesus Mariano, conhecido como Mazinho, figurou entre os alvos da ação policial.

Ex-secretário foi preso durante a Operação “Abunã”/Foto: reprodução

A operação é um desdobramento das investigações do caso do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, que foi vítima de um assassinato a tiros em Rio Branco.

Gedeon Sousa Barros foi assassinato em 20 de maio de 2021/Foto: Reprodução

Liomar Mariano é apontado nas investigações como um dos mandantes desse crime, sendo detido no cumprimento dos mandados.

Um dos alvos foi encaminhado para a delegacia/Foto: Reprodução

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil fará uma coletiva de imprensa no decorrer do dia para esclarecer as circunstâncias dessa operação, que representa um passo significativo na busca por justiça. O ex-secretário de esportes está sob custódia, aguardando as próximas fases do processo judicial.

Saiba mais

Gedeon, de 53 anos, foi executado no dia 20 de maio de 2021, no Santa Inês, no 2º Distrito, em Rio Branco (AC). Dois homens chegaram em uma moto e cometeram o crime, que ganhou pedidos por justiça no meio político.

Segundo informações da polícia, o ex-prefeito estava parado próximo ao Batalhão de Trabalho com uma pessoa no interior do veículo, quando foi surpreendido por dois criminosos que chegaram em uma motocicleta, o garupa desceu e de posse de uma arma de fogo, se aproximou do vidro e realizou foi tiros que acabou pegando na cabeça de Gerdeon. Após a ação, os bandidos fugiram do local.

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

PUBLICIDADE