29 de maio de 2024

Twitch afrouxa política sobre conteúdo sexual e libera até strip-tease

Plataforma mais utilizada para lives de games atualiza diretrizes sobre conteúdo sexual

Twitch, a mais popular plataforma de lives do mundo, atualizou as políticas sobre conteúdo sexual e, dentre outras mudanças que afrouxaram as restrições, liberou a realização de strip-teases.

Logo da Twitch — Foto: Reprodução/Twitch

Logo da Twitch — Foto: Reprodução/Twitch

Pelas novas diretrizes de conteúdo sexual na plataforma, que é muito utilizada para streams de games e transmissões de campeonatos de esports, serão permitidos os seguintes conteúdos, desde que a live esteja devidamente rotulada como “temas sexuais”:

  • Conteúdo que “destaque deliberadamente seios, nádegas ou região pélvica”, mesmo quando totalmente cobertos.
  • Seios e/ou órgãos genitais ou nádegas ficcionalizados (desenhados, animados ou esculpidos) totalmente expostos, independentemente do gênero.
  • Escrita corporal em seios e/ou nádegas com apresentação feminina, independentemente do gênero.
  • Danças eróticas que envolvem ou ato de se despir ou gestos como se estivesse se despindo, tais como strip-teases.

Uma outra mudança é que danças populares, como rebolado, funk e pole dancing, passam a ser permitidas sem necessidade de rótulo na live. Anteriormente algumas danças eram proibidas e outras eram permitidas com rótulo.

— A aplicação sobre danças, a despeito do contexto, significava que nossa política proibia rebolar em um casamento ou fazer aulas de pole dancing, por exemplo. A política agora leva em conta o contexto e proíbe apenas a transmissão dentro de um estabelecimento de entretenimento adulto — informou a Twitch em comunicado.

Conteúdos com foco em representações fictícias (desenhadas, animadas ou esculpidas) de partes íntimas do corpo, independentemente do gênero (por exemplo, exercícios de desenho com corpos nus), são permitidos com o rótulo “temas sexuais”. Entretanto, masturbação ou atos sexuais ficcionalizados continuam proibidos.

Como é predominantemente utilizada para lives de games, a Twitch esclareceu que “jogos que contenham nudez, pornografia, sexo ou violência sexual como foco ou recurso principal são totalmente proibidos”, assim como “jogabilidade personalizada ou modificações visuais que incluam nudez ou conteúdo sexual, incluindo correções sem censura, em jogos permitidos”.

Jogos em que a nudez não seja o foco ou recurso principal, “o rótulo de classificação de conteúdo de jogos apenas para adultos é suficiente para nudez incidental”, segundo a Twitch. Entretanto, o rótulo de “temas sexuais” deve ser aplicado a jogos que tenham foco na nudez, explicou a plataforma.

Outro detalhe é que “para jogos em que a nudez não é o foco ou recurso principal, o rótulo de classificação de conteúdo de jogos apenas para adultos é suficiente para nudez incidental”. Entretanto, o rótulo de ‘temas sexuais’ deve ser aplicado a jogos que tenham foco na nudez”.

Recomendações da página inicial

Diante das mudanças, a Twitch alterou os critérios para exibição das lives na página inicial da plataforma.

— Quando um rótulo de classificação de conteúdo é aplicado, os espectadores devem dar consentimento explícito antes de começarem a assistir à transmissão. No entanto, se as transmissões rotuladas forem exibidas na página inicial da Twitch, os espectadores ainda poderão ver o conteúdo nas miniaturas das transmissões, o que pode deixá-los desconfortáveis — contextualizou a plataforma no comunicado.

Por isso, transmissões rotuladas como “contendo drogas, intoxicação ou uso excessivo de tabaco; representações violentas explícitas; jogos de azar; e/ou temas sexuais” não serão mais incluídas nas recomendações da página inicial.

Transmissões rotuladas como as que incluem jogos apenas para adultos e palavrões não serão afetadas pela atualização, a menos que o streamer também tenha selecionado um dos rótulos anteriormente citados.

— Os espectadores ainda podem pesquisar ou ir diretamente para os canais que seguem que estejam transmitindo conteúdo rotulado por meio da barra esquerda da página inicial, mas as transmissões que usam esses rótulos não serão exibidas nas recomendações da página inicial — explicou a Twitch.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost