O aluno Kennedy da Silva Melo, do mestrado em CiĂȘncia Florestal (Ciflor), da Universidade Federal do Acre (Ufac), publicou, em inglĂȘs, o artigo âAs consequĂȘncias das Mudanças ClimĂĄticas na AmazĂŽnia Ocidental Brasileira: Uma Nova Proposta para um Modelo de Risco de IncĂȘndio em Rio Branco, Acreâ, na revista âForestsâ, uma das mais conceituadas no mundo sobre o assunto.

Pesquisa foi publicada na Revista Forests/Reprodução
O trabalho tem como coautores do artigo Rafael Coll Delgado (orientador), Marcos Gervasio Pereira (UFRRJ) e Givanildo Pereira Ortega.
No estudo, a equipe de pesquisadores desenvolveu um novo modelo de risco de incĂȘndio para Rio Branco, atravĂ©s de dados meteorolĂłgicos, uso da terra com uma resolução temporal-espacial para estudar e monitorar a capital acreana.

O modelo de risco de incĂȘndio criado poderĂĄ auxiliar a Defesa Civil e ĂłrgĂŁos do Estado para monitoramento em tempo real/Reprodução
Como um dos focos da pesquisa, o novo mĂ©todo deve auxiliar a Defesa Civil e ĂłrgĂŁos do Estado no monitoramento em tempo real e em longo prazo. âSabemos que, muito em breve, a estação chuvosa darĂĄ lugar Ă estação seca e, pelos modelos climĂĄticos que fazem essas previsĂ”es, os incĂȘndios tenderĂŁo a ser mais severosâ, explicou o professor Rafael Coll Delgado, orientador do trabalho.
âEsse modelo poderĂĄ alertar a sociedade e servirĂĄ de orientação e benefĂcio para a sociedade civilâ, completou.

