20 de abril de 2024

Bocalom assina decreto de emergência e destina R$ 2 milhões para compra de colchões e cestas básicas

O decreto deve ser publicado ainda nesta segunda-feira em edição extra do Diário Oficial do estado do Acre (DOE)

O prefeito Tião Bocalom realizou na mancha desta segunda-feira (26) a assinatura do Decreto de Emergência na capital acreana por conta da enchente do Rio Acre, que na última medicação, se aproximava dos 16 metros.

O decreto é válido por 180 dias/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O decreto deve ser publicado ainda nesta segunda-feira em edição extra do Diário Oficial do estado do Acre (DOE).

De acordo com Bocalom, a prefeitura já destinou R$ 2 milhões para a compra de sacolões e outros itens para as famílias atingidas pelas águas. Já a ajuda do Governo Federal deverá ser um suporte a mais para o município de Rio Branco.

“A gente esperou um pouco mais porque se a prefeitura pode cuidar com recursos próprios, a gente tá cuidando, mas quando ultrapassa o alcance, podemos contar com o governo federal. E como o rio continua subindo, deixamos para decretar hoje”, ressaltou.

Bocalom já tem viagem marcada para Brasília/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Segundo o prefeito, pelo menos 37 bairros já foram atingidos pelas águas, e mais de 600 pessoas já estão em abrigos construídos pela prefeitura. O decreto é válido por 180 dias.

Visita em Brasília

Bocalom anunciou ainda que está viajando a Brasília para uma audiência com o ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góez, onde irá tratar de buscar mais recursos para Rio Branco em virtude da enchente do Rio Acre.

Devem participar da audiência, além do prefeito, o senador Alan Rick, e outros parlamentares da bancada federal do Acre.

A reunião acontece em meio à crise hídrica na capital acreana por conta da enchente do Rio Acre, que já atinge pelo menos 37 bairros e milhares de pessoas.

“Nosso decreto está sendo encaminhado hoje para publicação e vamos nos reunir com o ministro e buscar mais recursos para Rio Branco”, ressaltou.

Bocalom viaja ainda na manhã e deve voltar para Rio Branco ainda nesta segunda-feira, segundo informações.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost