Na manhã desta quarta-feira (22), o nível do Rio Acre está em 5 m, o que, para a Defesa Civil, não é sinônimo de baixar a guarda e manter os protocolos. O Comandante da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão, fez um levantamento de dados referentes aos meses de janeiro de 2015 até 2025.
Segundo os dados, o nível do rio e também a quantidade de chuvas que ocorrem neste mês (janeiro) não influenciam muito na questão de um transbordamento.
“Vejam que o Rio Acre estava acima de 11 m em 2015, e tivemos a maior inundação de todos os tempos. Em contrapartida, nós tínhamos um pouco mais de 5 m em 2024 e tivemos a segunda maior de todas. Também em 2023 o nível do rio não era tão alto e tivemos a terceira maior da história”, explicou Falcão.
O Coordenador enfatizou que, apesar de o nível do rio estar abaixo dos 5 m, “é necessário estarmos sempre preparados e não ficarmos acomodados. Estamos quase na metade da segunda quinzena de janeiro e com pouca chuva em volume (acumulado), e supor que não teremos uma possível inundação nos meses seguintes, fevereiro e março, é um erro”.
Ainda há previsão de muita chuva para o final de janeiro e os dois próximos meses, fevereiro e março, então a Defesa Civil permanece monitorando o nível do manancial e seus afluentes, assim como está atenta às possíveis emergências nas áreas de risco.
“Temos que alertar a população de que pouca chuva e nível do rio baixo no mês de janeiro não nos dão a garantia de que não teremos um transbordamento”, destacou.