A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP) iniciou nesta quinta-feira (12) a operação “Sejusp em Ação”, que se estenderá até 31 de dezembro de 2025. A iniciativa tem como foco o combate direto a crimes como tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, porte ilegal de armas e a captura de foragidos da Justiça. A operação teve início em Rio Branco e será expandida para cidades estratégicas como Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Tarauacá e Sena Madureira.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP) iniciou nesta quinta-feira (12) a operação “Sejusp em Ação”, que se estenderá até 31 de dezembro de 2025/Foto: Reprodução
Segundo o secretário José Américo Gaia, a operação combina ações preventivas e repressivas, com o objetivo de reduzir significativamente os índices de violência no estado. A atuação envolve patrulhamentos fixos e móveis, bloqueios em pontos críticos e ações com base em dados de inteligência. A mobilização conta com o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) e outras forças de segurança estaduais, com destaque para o papel essencial da população, que pode contribuir com denúncias anônimas pelo Disque 181.
O coordenador do GEFRON, Assis dos Santos, ressaltou que a presença ostensiva e estratégica nas ruas visa aumentar a sensação de segurança. As ações serão constantes e planejadas com base em indicadores criminais e nas necessidades de cada região. A expectativa é que, com a intensificação no segundo semestre período de maior movimentação nas cidades a operação traga impactos positivos duradouros na tranquilidade pública.
