Durante a semana da Expoacre 2025, que acontece em Rio Branco, o tempo deve seguir instável e com variações bruscas, segundo a previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale, publicada nesta sexta-feira (25) em seu site “O Tempo Aqui”. De acordo com ele, uma combinação de calor intenso, chuvas, baixa umidade do ar e até uma onda de frio polar deve marcar os últimos dias do mês.
“Como vínhamos anunciando há dias, dois eventos atmosféricos ocorrerão nos próximos dias: a chegada de uma massa de ar mais úmido e uma massa de ar frio polar”, afirmou Friale. A mudança climática deve provocar chuvas em todo o estado, com alta probabilidade de temporais, raios e ventanias, especialmente entre os dias 28 e 30 de julho.

As chuvas poderão ser acompanhadas de temporais / Foto: ContilNet
O último fim de semana do mês será de muito calor e baixa umidade, com possibilidade de chuvas rápidas e localizadas, principalmente na região central do estado e no Vale do Juruá. Já na segunda-feira (28), o tempo abafado predomina, com aumento da umidade e ocorrência de chuvas em diversas áreas do Acre.
A terça-feira (29) deve ser o dia mais instável: “a chegada de uma fraca onda de frio polar deixa o dia ventilado”, destacou Friale. As chuvas podem ser intensas e acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes. As temperaturas caem, e o “friozinho polar” deve ser sentido principalmente à noite.
Na quarta-feira (30), as mínimas podem variar entre 15ºC e 18ºC em Rio Branco e no Vale do Acre. O dia começa frio, mas o sol aparece e eleva a temperatura gradualmente. Ainda assim, o calor dos últimos dias da Expoacre deve vir acompanhado de chuvas pontuais e passageiras, principalmente no período diurno.
Friale alerta para os contrastes: “Calor intenso, muito sol, onda de frio polar, noite fria, baixa umidade do ar, chuvas e alta probabilidade de temporais marcarão os últimos dias de julho no Acre”. A orientação é que o público esteja atento às mudanças e preparado para todas as condições durante a feira.