OMS alerta: salsicha, bacon e presunto são tão cancerígenos quanto cigarro

Estudo inclui salsicha, bacon e salame na lista dos alimentos mais perigosos

Um novo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) reacendeu o alerta sobre alimentos bastante comuns na mesa dos brasileiros. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), vinculada à OMS, classificou as carnes processadas como cancerígenas para humanos, com nível de risco comparável ao do cigarro.

Estudo inclui salsicha, bacon e salame na lista dos alimentos mais perigosos/Foto: Reprodução

Entre os alimentos que fazem parte da lista do Grupo 1 estão salsicha, linguiça, bacon, presunto e salame. Esses produtos, consumidos com frequência por milhões de pessoas, foram incluídos nessa classificação por apresentarem fortes evidências de relação com o desenvolvimento de câncer, especialmente o colorretal.

VEJA TAMBÉM: OMS regulamenta propaganda digital de substitutos do leite materno

De acordo com a OMS, as provas científicas que ligam esses alimentos ao câncer são tão sólidas quanto as que comprovam os riscos do tabagismo. O alerta é ainda mais preocupante para quem consome esse tipo de alimento em grandes quantidades e de forma constante.

Especialistas reforçam que a moderação é fundamental. Sempre que possível, a orientação é priorizar alimentos naturais, menos industrializados e com menores quantidades de conservantes e aditivos. Essa escolha é vista como uma das principais formas de prevenção contra o câncer e outras doenças relacionadas à alimentação.

PUBLICIDADE