Primeira fase do Complexo Viário da Avenida Ceará será entregue em março, afirma Gladson

De acordo com o governo do Estado, os trabalhos seguem em ritmo acelerado desde o fim de dezembro

A primeira fase do Complexo Viário da Avenida Ceará, em Rio Branco, deve ser entregue em março, conforme confirmado pelo governador do Acre, Gladson Camelí, durante vistoria realizada nesta quarta-feira (7) no canteiro de obras. A etapa inicial prevê a liberação do viaduto, considerado essencial para a melhoria da mobilidade urbana na capital.

De acordo com o governo do Estado, os trabalhos seguem em ritmo acelerado desde o fim de dezembro, com equipes atuando em todos os turnos, inclusive no período noturno e de madrugada. As atividades continuam mesmo sob condições climáticas adversas, como chuvas e forte calor, para assegurar o cumprimento do cronograma.

Complexo é uma das obras mais significativas da gestão do governador Gladson Camelí | Foto: José Caminha/Secom

O investimento total no Complexo Viário ultrapassa R$ 30 milhões e é resultado de um convênio entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Mais de R$ 17 milhões dos recursos são provenientes de emendas parlamentares, com contrapartida do Estado.

Um dos principais marcos recentes da obra foi a concretagem do viaduto, realizada entre os dias 27 e 31 de dezembro. A etapa mobilizou mais de 100 caminhões e utilizou cerca de 700 metros cúbicos de concreto, em jornadas contínuas ao longo do dia e da noite.

Além do viaduto, o projeto contempla a construção de quatro alças de acesso e a ampliação da via até a quarta ponte. Segundo a Secretaria de Obras, a conclusão total do complexo está prevista para 2026, mas a liberação da primeira fase já deve contribuir para a redução dos congestionamentos na região central.

Durante a vistoria, o governador e o secretário de Obras, Ítalo Lopes, discutiram ajustes técnicos e a possibilidade de liberar gradualmente algumas alças ainda na primeira etapa, ampliando os benefícios da obra para o tráfego urbano de Rio Branco.

PUBLICIDADE