O caso do menino Breno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, que sobreviveu após cair do 10º andar de um prédio em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em dezembro do ano passado, surpreendeu familiares e médicos, virando tema de uma reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo.
- Volta às aulas: como ajustar o sono da criançada após as férias?
Em entrevista, a mãe do garoto, Paloma Girdziauckas, relembrou os momentos de tensão vividos pela família. “A gente viveu momentos de angústia misturado com pesadelo e um milagre”, afirmou. Após o resgate, exames indicaram que Breno sofreu um trauma leve na cabeça, sem lesões graves, apresentou pequena lesão no pulmão e não teve danos na coluna.
As fraturas se concentraram nas pernas. Segundo a ortopedista pediátrica Caroline Marconatto Flores, o menino quebrou os dois fêmures e também as tíbias. Por ser autista não verbal, Breno passou por um período delicado de internação. Ele precisou utilizar fixadores externos para alinhar os ossos, além de ser submetido a duas cirurgias, com colocação de pinos e placas em uma delas.
Menino sobreviveu queda de 10 andares
Especialistas explicaram que características próprias do organismo infantil podem ter contribuído para a sobrevivência. De acordo com o ortopedista pediátrico Pedro Francisco Moreno, os ossos das crianças ainda estão em formação e possuem maior capacidade de remodelação em comparação aos de adultos.
Considerando o peso e a altura de Breno, a velocidade estimada de uma queda do 10º andar poderia chegar a cerca de 85 km/h. No entanto, conforme a polícia, o impacto pode ter sido reduzido porque o menino não caiu diretamente no solo. Ele teria atingido uma janela aberta e um corrimão antes de chegar ao chão, o que pode ter diminuído a força da queda.
O atendimento rápido também foi decisivo. “Ele não precisou ser transferido para outro lugar para fazer cirurgia. Muitos fatores positivos assim que contribuíram para a recuperação”, concluiu Caroline.
Leia mais no BacciNotícias:
- Prazo para adesão ou retorno ao Simples Nacional termina neste sábado
- Novo salário mínimo começa a valer nesta segunda-feira
- Mãe de criança resgatada dos escombros é encontrada morta no Maracanã
