Em mensagem na Aleac, Gladson agradece por crĂ­ticas e destaca obras de sua gestĂŁo

Na ocasiĂŁo, Gladson iniciou a mensagem saudando as autoridades

Por Everton Damasceno, ContilNet 03/02/2026 Atualizado: hĂĄ 2 meses

O governador Gladson Camelí leu sua mensagem na abertura dos trabalhos do ano de 2026 na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (3).

Na ocasião, o chefe do Executivo iniciou a mensagem saudando as autoridades e dizendo que as portas do Palácio Rio Branco estão “abertas ao diálogo e à construção de uma relação de respeito e colaboração”.

“Minha presença aqui representa o reconhecimento do fundamental papel do Poder Legislativo estadual e o desejo de parceria e equilĂ­brio entre os poderes para garantir, acima de tudo, a melhoria das condiçÔes de vida da nossa população. Ao me juntar Ă s senhoras e senhores, tambĂ©m reforço que todas as portas do PalĂĄcio do Governo continuam abertas para o diĂĄlogo e a construção de uma relação de respeito e colaboração, independente das posiçÔes polĂ­ticas e eleitorais de cada um. Essa sempre foi uma marca da nossa atuação e continuarĂĄ sendo, nĂŁo por conveniĂȘncia de bastidores, mas por princĂ­pio inegociĂĄvel de fĂ© na democracia e na polĂ­tica como instrumento de construção do bem comum”, pontuou.

Gladson CamelĂ­ leu a mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Aleac

Gladson CamelĂ­ leu a mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Aleac/Foto: Juan Diaz, ContilNet

Gladson aproveitou para agradecer pelas crĂ­ticas construtivas.

“Agradeço a cada um pela atenção aos projetos que temos encaminhados para apreciação e discussĂŁo nessa casa. Agradeço aos apoios e tambĂ©m Ă s crĂ­ticas. Reconheço que a crĂ­tica, quando feita de forma propositiva, justa e respeitosa, tambĂ©m contribui para o avanço do estado. Faço um reconhecimento especial ao presidente deputado Nicolau JĂșnior, que exerce com equilĂ­brio e espĂ­rito pĂșblico o seu papel na condução da Assembleia, e desejo Ă  nova mesa diretora mais um ano produtivo de avanços e conquistas. É certo que nada seria possĂ­vel sem a colaboração de todos os servidores desta casa – que aqui cumprimento na pessoa do senhor AntĂŽnio JosĂ© da Silva, que estĂĄ na ativa hĂĄ 49 anos, e da imprensa, que acompanha o dia a dia das atividades parlamentares e oferece a todos os acreanos o acesso Ă  informação ĂĄgil, isenta e transparente. Recebam meu reconhecimento e sintam-se todos abraçados por mim”, acrescentou.

O governador disse que seu governo sempre valorizou os servidores pĂșblicos.

“Para cuidar da população, primeiro cuidamos dos servidores pĂșblicos. Desde o primeiro dia de gestĂŁo, nosso governo tem cumprido o princĂ­pio de nunca atrasar a folha salarial do estado. Mais que isso, sempre que possĂ­vel, antecipamos o pagamento aos servidores por entender que o estado nĂŁo Ă© constituĂ­do apenas de sĂ­mbolos, prĂ©dios ou equipamentos. O estado Ă©, antes de tudo, a presença humana, o atendimento acolhedor e o interesse verdadeiro no desenvolvimento de cada famĂ­lia”, pontuou.

O chefe do Executivo iniciou a mensagem saudando as autoridades

Na ocasiĂŁo, o chefe do Executivo iniciou a mensagem saudando as autoridades/Foto: Juan Diaz, ContilNet

“Para reforçar esse atendimento, nosso governo realizou concursos pĂșblicos que ofereceram oportunidades para mais de 8 mil profissionais e mudaram a vida de todas essas famĂ­lias! Para aqueles que atuam na iniciativa privada, nosso governo investiu fortemente em obras pĂșblicas por entender que a construção civil Ă© a forma mais rĂĄpida de gerar novas oportunidades de trabalho e movimentar a economia. Entre outras obras, destaco a entrega e recuperação de diversas unidades de saĂșde em todo o estado, o Hospital do JuruĂĄ com uma nova e completa UTI, o Hospital JoĂŁo CĂąncio, em Sena Madureira, e a finalização e entrega, jĂĄ no primeiro semestre de mandato, do Hospital de UrgĂȘncias de Rio Branco, cujas obras se arrastavam por anos. Projetamos para os prĂłximos meses a entrega da primeira etapa da nova maternidade estadual, que receberĂĄ os novos acreanos com a qualidade, conforto e dignidade que eles merecem”, acrescentou.

Algumas obras do governo foram elencadas por Gladson durante seu discurso:

“AlĂ©m dos prĂ©dios, o nosso atendimento na saĂșde que se iniciou encarando de frente e vencendo o desafio da Covid-19 tambĂ©m teve a implementação da telemedicina, com consultas online de pacientes acreanos com os mĂ©dicos de redes privadas de saĂșde renomadas, como o Hospital Einstein de SĂŁo Paulo. Para aqueles que precisaram viajar, o governo do estado aumentou o nĂșmero de convĂȘnios com instituiçÔes de saĂșde e reforçou o atendimento do TFD. Os mutirĂ”es de saĂșde nas mais diversas especialidades jĂĄ alcançaram mais de 65 mil atendimentos. Entre outras importantes obras, concluĂ­mos a base da aviação CIOPAER no JuruĂĄ, recuperamos as unidades dos bombeiros, da polĂ­cia militar e do Instituto Socioeducativo. Entregamos novos prĂ©dios pĂșblicos como o do Procon, do Instituto de Meio Ambiente do Acre, o terminal rodoviĂĄrio de FeijĂł, e os Centros de ReferĂȘncia da Mulher Brasileira em EpitaciolĂąndia e Cruzeiro do Sul.”

Abertura dos trabalhos legislativos acontece nesta terça-feira

Abertura dos trabalhos legislativos acontece nesta terça-feira/Foto: Juan Diaz, ContilNet

Gladson afirmou que o governo avançou muito em diversas frentes, inclusive nas ĂĄreas de Segurança PĂșblica e Meio Ambiente:

“Avançamos muito. Continuaremos fortalecendo e protegendo de forma efetiva os mais vulnerĂĄveis, combatendo os Ă­ndices de violĂȘncia domĂ©stica e feminicĂ­dio que tanto nos envergonham. Hoje, desde a pasta da educação, passando pela saĂșde, Detran e Idaf, com todos os nomeados, incluindo a posse dos novos servidores que ocorrerĂĄ agora em fevereiro, nossa gestĂŁo soma mais de 8 mil novos profissionais efetivos no governo do estado. Realizamos tambĂ©m avanços em tantas outras ĂĄreas, como o meio ambiente, consolidando o estado na liderança da captação de apoio internacional diante dos resultados de preservação de nossas florestas. Tanto que entre 2024 e 2025, reduzimos o desmatamento em 27,62% e os focos de queimadas em 75%. Com ĂȘxito, obtivemos a aprovação final para a fase da validação e verificação no padrĂŁo internacional de alta integridade para geração de crĂ©dito de carbono.”

O governador finalizou a mensagem com um trecho do hino acreano e o desejo de que os prĂłximos meses sejam de conquistas:

“Sei que hĂĄ muito mais sendo executado, mas procurei fazer um relato de nossas principais açÔes. Conquistas que sĂł foram possĂ­veis graças ao povo que me confiou a honra de conduzir o estado por esse tempo de desafios e vitĂłrias que temos atravessado. E a Deus, que por sua vontade, misericĂłrdia e grandeza nos enche de entusiasmo diante dos inĂșmeros desafios da vida e da polĂ­tica. Diante de Deus e do povo acreano, encerro essa minha fala desejando a cada um dos senhores um ano produtivo e de harmonia com o Executivo em busca de novos avanços e triunfos para o nosso estado! Meu sincero desejo de que a estrofe do nosso hino seja a referĂȘncia para a atuação de todo cidadĂŁo pĂșblico: “que esse sol a brilhar soberano, sobre as matas que o veem com amor, encha o peito de cada acreano, de nobreza, constĂąncia e valor!”. Muito obrigado, fiquem com Deus!”

A sessão solene contou ainda com a presença da vice-governadora Mailza Assis e de diversas autoridades de outros poderes.

VEJA A MENSAGEM DE GLADSON NA ÍNTEGRA:

MENSAGEM GOVERNAMENTAL ALEAC 2026

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.