Ano delas: mulheres dominam as articulações e ditam o ritmo da disputa majoritária no Acre

No cenário nacional há duas mulheres importantes, na vida política, que frequentam diariamente as manchetes dos principais jornais

As mulheres têm sido cortejadas para os cargos majoritários pelos partidos políticos, para as eleições gerais deste ano de 2026, no Acre.

Diferentemente do que pensa, às vezes, o Ministério Público Eleitoral e decide a Justiça Eleitoral, os partidos, pelo menos os grandes e médios partidos políticos, ano após ano, não só em ano eleitoral – mesmo porque há eleições a cada dois anos – adotam muitas ações para filiar mulheres, conquistar e cativar mulheres para a sua agremiação, tem em sua estrutura, especialmente, um segmento chamado partido tal MULHER, assim como o PL MULHER, o MDB MULHER, o PP MULHER  e tantos outros partidos MULHER.

Mulheres dominam as articulações e ditam o ritmo da disputa majoritária no Acre/Foto: Reprodução

Assim como nas domingueiras de antigamente, quando o carro de som passava anunciando o baile e o valor do ingresso, berrando para deixar claro que “mulher não paga”, mesmo porque não poderia, naquela época, haver dança sem mulher, hoje, na vida orgânica dos partidos políticos e nas eleições grita-se muito mais alto ainda, sacramentando-se que não há política sem mulher.

Há um número grande de mulheres altamente qualificadas em suas profissões e respeitadas em sua categoria e pela sociedade, que vão disputar os cargos proporcionais, para deputada estadual e deputada federal, nas eleições  gerais deste ano de 2026. Vocês verão.

No cenário nacional há duas mulheres importantes, na vida política, que frequentam diariamente as manchetes dos principais jornais e as redes sociais, atualmente, sendo MICHELLE BOLSONARO, representando as mulheres da direita e ROSÂNGELA LULA DA SILVA, conhecida como JANJA, representando as mulheres da esquerda.

Aqui no Acre os partidos de centro e direita estão bem representados pelas mulheres em disputa pelos cargos majoritários, como Mailza Assis (PP), Jéssica Sales (MDB), e Fernanda Hassem (PP), esta com as malas praticamente prontas para aterrissar no PL, faltando apenas o visto no passaporte.

Gostaria também de mencionar alguma mulher da esquerda, que prega tanto igualdade de gêneros e participação da mulher na vida política,  na disputa por cargos majoritários nas eleições deste ano, mas parece que não se fazem mais guerreiras como antigamente, ou, talvez, apareçam mais tarde.

Mailza Assis é a atual vice-governadora e candidata natural do PP ao cargo de governadora, como todos já sabem. A médica Jéssica Sales, de muito carisma e força eleitoral, conforme notícias da imprensa, também já decidiu o seu caminho, que é disputar um cargo majoritário pelo mesmo partido da Vice-Governadora.

A novidade que vem da fronteira é a possibilidade real da ex-dupla-prefeita Fernanda Hassem ir para o PL do Senador Márcio Bittar, para compor a chapa majoritária para o Governo do Estado,  com o Senador Alan Rick, do Republicanos.

Fernanda Hassem, além de simpática e competente, foi uma excelente prefeita do Município fronteiriço de Brasiléia, por duas vezes, além de fazer seu sucessor, o atual prefeito. É uma política hábil e vitoriosa, que somaria de forma definitiva para uma vitória nas eleições do dia 04 de outubro, trazendo, ainda, outros prefeitos e lideranças políticas para o fortalecimento da chapa majoritária.

Não à toa, foi procurada, também, conforme minhas fontes, pelo atual Prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom, para integrar sua chapa majoritária, acaso confirme  mesmo sua candidatura, no início do mês de abril.

Além da chapa majoritária dos REPUBLICANOS/PL, se ocorrer, sair fortalecida, deixa o caminho livre para a ex-Procuradora de Justiça e ex-Deputada Federal Wanda Milani (outra mulher de direita), sogra de Fernanda Hassem, e mãe do médico, empresário e político Israel Milani, nadar de braçada na campanha para retornar à Câmara Federal. Fernanda Hassem e Wanda Milani são duas máquinas de conquistar votos.

Gilson Pescador

(Um pouco de tudo)

PUBLICIDADE