Dados do Centro de Liderança Pública (CLP) indicam que o Acre está entre os nove estados com os maiores índices de obesidade infantil no país. O levantamento considera o percentual de crianças de 0 a 5 anos incompletos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima do percentil 99,9 recomendado para a idade.

O Acre é o 9º estado no país com mais crianças obesas/Foto: Reprodução
Com 6,42% das crianças nessa condição, o Acre aparece na 19ª posição do ranking nacional, elaborado a partir dos estados com menores índices. Apesar da colocação, o percentual faz com que o estado lidere a obesidade infantil na região Norte e figure como o nono maior índice do país.
Entre os estados do Norte, o Acre é seguido por Pará (5,70%), Amapá (5,69%), Amazonas (5,08%), Tocantins (4,97%), Rondônia (4,59%) e Roraima (3,48%).
No cenário nacional, o Ceará apresenta o maior percentual de obesidade infantil, com 9,09%. Em seguida aparecem Sergipe (8,66%), Pernambuco (7,72%), Paraíba (7,66%), Alagoas (7,42%), Rio Grande do Norte (7,14%), Maranhão (6,73%) e Bahia (6,56%).

Os dados são do Sisvan/Foto: Reprodução
Segundo o estudo, o enfrentamento da obesidade infantil demanda atuação integrada das áreas de saúde, educação e assistência social nos municípios. O levantamento destaca que, na primeira infância, a obesidade pode provocar impactos físicos e emocionais que se prolongam ao longo da infância e da adolescência.
