30 de abril de 2024

Cursos de História e Geografia são iniciados na Ufac, em Sena Madureira

ufasenaformação

Depois de vários anos de luta, a cidade de Sena Madureira voltou a contar com cursos regulares da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Nesta semana, foram iniciadas as aulas dos cursos de História (licenciatura) e Geografia (licenciatura) no núcleo da Ufac, localizado à rua Monsenhor Távora. No total, 100 estudantes terão a oportunidade de concluir o ensino superior sem precisar se ausentar do município.

ufasena

Há dias, aconteceu a reinauguração do núcleo, que passou por uma reforma. A cerimônia contou com a presença do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, prefeito Mano Rufino (PR), dentre outras autoridades do Estado e do Município.

“Trata-se de uma grande vitória para Sena Madureira”, ressalta prefeito Mano Rufino

A luta pela implantação dos cursos em Sena Madureira é antiga e partiu da necessidade de que, anualmente, muitos jovens concluem o ensino médio e acabam pausando os estudos por não terem condições de cursar uma faculdade em Rio Branco.

“Essa é uma grande vitória para Sena Madureira. Estivemos em Rio Branco por várias vezes, reunidos com representantes da Ufac, e hoje estamos vendo, na prática, os cursos funcionando. Fica o nosso agradecimento a todos que contribuíram para a essa conquista.

Continuaremos batalhando para que outros cursos sejam implantados em Sena Madureira, pois nossos estudantes precisam dessas oportunidades”, comentou o prefeito Mano Rufino (PR).

A acadêmica do curso de Geografia, Amanda Pires, utilizou as redes sociais para comentar seu ingresso na Universidade Federal do Acre. “Muito feliz. Definitivamente, agora somos Ufac”, postou em seu perfil no Facebook.

manominoru“Tudo o que queremos é que os nossos estudantes aproveitem bem essa oportunidade”, comenta Hermano Filho

O professor Hermano Filho, hoje vice-prefeito de Sena Madureira, participou de um grupo de trabalho que intermediou várias conversas com o ex-deputado federal Henrique Afonso para que o mesmo destinasse emendas com fins de bancar os cursos. Hermano Filho também demonstrou contentamento em face da conquista.

“Graças a Deus, alcançamos o objetivo nesse primeiro momento e aqui fazemos um agradecimento ao ex-deputado Henrique Afonso, que destinou emenda parlamentar para custear os cursos. Agradecemos também aos parceiros que lutaram conosco. Da nossa parte, enquanto gestão, tudo o que queremos é que os nossos estudantes aproveitem bem essa oportunidade”, comentou.

A gestão Mano Rufino e professor Hermano já manteve contato neste ano com outros parlamentares federais para que os mesmos possam abraçar essa causa e destinar mais emendas visando a implantação de novos cursos superiores em Sena Madureira.

Inicialmente, os contatos foram mantidos com Léo Brito e Sibá Machado, ambos do Partido dos Trabalhadores. As aulas do curso de Geografia ocorrem no período da manhã, e de História, à noite.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost