26 de abril de 2024

Nova alternativa de vida: cadeirantes formam time de basquete em Rio Branco

basquetecapa

Cadeirante treinam em quadra cedida por faculdade particular

Quem pensa que cadeirante está fadado a solidão ou que os movimentos dos membros inferiores são fundamentais se engana. Em Rio Branco, um grupo de cadeirantes formou um time de Basquete. O Fênix foi fundado há quatro anos. A limitação física não os impediu da prática esportiva.

Os 10 atletas perderam os movimentos das pernas por vários motivos como acidente de trabalho, trânsito, vítima de assalto, enfim, a deficiência física não os impediu de encontrar no esporte a alternativa encontrada para a inclusão social.

Marcyo Cleide

Marcyo Cleide

Para esses 10 homens a deficiência física trouxe a possibilidade de se unirem e criarem a Federação Acreana de Basquete de Cadeira de Rodas. Sem apoio do Estado e sem recursos, o grupo luta por um espaço para praticar o esporte.

O atleta e presidente da federação, Marcyo Cleide, assegura que um dos maiores  problemas enfrentados pelo grupo é a falta de espaço para treinar. Atualmente, o time usa a quadra coberta cedida por uma faculdade particular de Rio Branco, mas quando têm atividades na instituição o local é usado e o grupo corre atrás de outros espaços.

Marcyo garante que antes de criar o time o grupo vivia depressivo, até porque a cidade de Rio Branco não oferece alternativas de entretenimento para deficientes. Ele decidiu criar o time e correu atrás de apoio do governo, mas a ajuda não deu nem para comprar o material de jogo, mesmo assim não desanimou e conseguiu juntar mais nove cadeirantes e iniciar as atividades. Hoje, quando a quadra da faculdade que os apoia está ocupada eles usam a quadra poliesportiva no bairro Recanto dos Buritis.

Cleide garante que a limitação física não pode interferir na vontade de viver. “A vida tem várias alternativas e é maravilhosa, se não pode correr e saltar a cadeira adaptada te dá as mesmas condições, é só querer”, disse.

O presidente convida os cadeirantes da capital a integrarem o time, pois só no esporte encontrou motivos para continuar vivendo e lutando pelos direitos dos deficientes. O treino do Fênix acontece aos sábado na quadra da Faculdade Meta, no Bairro da Paz.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost