Acreana esfaqueada em Cobija espera quase 12h para ser transferida a hospital de Rio Branco

ambulancia

A única ambulância das cidades de fronteira para levar pacientes de Brasileia e Epitaciolândia para a capital está totalmente sucateada/Foto: O Alto Acre

A brasileira Débora Montes Furtado, 29, agredida a golpes de faca pelo ex-marido boliviano, na cidade de Cobija, departamento de Pando, nesta segunda-feira (2), precisou esperar quase 12 horas para ser transferida para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) por falta de ambulância. Débora perdia muito sangue e seu estado de saúde era considerado grave.

A única ambulância das cidades de fronteira para levar pacientes de Brasileia e Epitaciolândia para a capital está totalmente sucateada. O veículo apresenta problemas mecânicos, com vazamento de óleo, sem ar-condicionado, e a porta traseira é fechada com um pedaço de gaze. Para ajudar a atender a demanda, o Corpo de Bombeiros realiza alguns resgates utilizando as camionetes da corporação, levando pessoas feridas na carroceria.

Débora foi atacada à faca por várias vezes no rosto, seios e braços. Um dos golpes por pouco não decepou os dedos da mão esquerda. Na mão direita sofreu cortes na tentativa de se defender e tirar a faca das mãos do agressor. Transferida para Rio Branco, ela passará por cirurgia facial e em uma das mãos.

Segundo a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), não existiu demora na transferência da paciente por falta de ambulância em Brasileia, uma vez que a região conta com três ambulâncias, distribuídas nos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Ainda de acordo com coordenação do Samu, a regulação de pacientes é feita pelo médico regulador do Estado, de acordo com a necessidade de cada paciente, levando em consideração as prioridades.

“Quando a transferência de Débora foi regulada, havia outros pacientes com urgência maior. Enquanto aguardava a transferência para Rio Branco, a paciente ficou em observação no hospital de Brasileia, recebendo assistência necessária da equipe plantonista”, disse a assessoria.

ambulanci2

Porta traseira de ambulância é fechada com faixa

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Acreana esfaqueada em Cobija espera quase 12h para ser transferida a hospital de Rio Branco