Projeto da Ufac propõe uso de tecnologias no ensino de Matemática às escolas públicas

Com o objetivo de integrar o uso de tecnologias digitais ao ensino da Matemática, um projeto da Universidade Federal do Acre (Ufac) vai levar estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) a escolas públicas da rede básica de ensino em Rio Branco e Tarauacá.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Wendem Charles, a ideia é otimizar o uso de laboratórios de informática ou dos smartphones dos próprios alunos a partir da utilização do software ou aplicativo GeoGebra.

“Nossa experiência na Ufac aponta que o software já é bem conhecido entre professores, mas ainda pouco utilizado em sala de aula, daí a necessidade desse conjunto de capacitações”, disse.

O GeoGebra é um programa de geometria dinâmica que tem download livre, e que vem sendo objeto de diversas investigações didáticas em virtude dos vários recursos oferecidos e a fácil utilização apresentada. Segundo Wenden, a ferramenta se destaca, porque ajudar a chamar atenção do atual aluno da rede básica que possui um perfil muito mais digital.

A ideia é otimizar o uso de laboratórios de informática ou dos smartphones dos próprios alunos /Foto:Ascom

“O software permite que o professor trabalhe todo o conteúdo que estaria no livro ou no quadro com a facilidade do dinamismo que a tecnologia digital e que está muito mais próxima desse novo aluno”, completou.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), com recursos na ordem de R$ 290 mil, o “Matemática virtual com GeoGebra” prevê o desenvolvimento de duas frentes de trabalhos principais: A capacitação dos estudantes universitários para utilização do sistema; e a realização, posterior, de cursos em 20 escolas das redes Estadual e Municipal. A expectativa é alcançar cerca de 2500 jovens estudantes da rede básica. Ao todo, entre bolsistas e colaboradores, 100 pessoas estão ligadas à execução do projeto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost